quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Homenzinhos e soluços

Foi super legal quando descobrimos a nossa gravidez, porque foram pipocando outras gestações da mesma época. As mais próximas são a Angelis, que deve ter o Enrico em 19 de março, a Melina, que acho que vai ter o Miguel um pouco mais para frente que a gente e a Ediane, que teve o apressado do Danilo na quinta-feira (22). O piazinho nasceu super lindo, fortinho e grandão, para alegria dos novos pais.

Só homem, minha gente! Tem uma safra de bons homens vindo por aí. Serão todos lindos, charmosos, inteligentes e vão amar as mamães eternamente, certo?! =P

 =-=-=-=-=-=-=

Faz tempo que é para contar... Na semana passada, lá pelo dia 14 senti o Pedro soluçar pela primeira vez. O Marcus disse que já tinha sentido, até ficou preocupado com a mexida diferente, mas até então eu não tinha me tocado. Percebi na madrugada do dia 14, quando as cachorras acordaram enlouquecidas, do nada. Acho que o Pedro levou um susto e mexeu. Daí fiquei reparando que passou um tempo e mexeu novamente, o mesmo tempo e novamente... soluço! Fiquei bem boba dando risada sozinha. Durou um bom tempo. Acabei dormindo com ele soluçando.

De acordo com o Babycenter, “o soluço nada mais é do que um movimento natural e indolor que antecede a respiração, uma espécie de treino para o aparelho respiratório”. Então pode treinar à vontade, Pedro!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pressão e ansiedade

É inevitável. As pessoas te acompanham desde a primeira notícia, vibram ao saber do sexo, perguntam se o nome já foi escolhido. Depois de um tempo, só a barriga não é suficiente e começa a pergunta clássica: e o neném? É para quando? Quando chega esse menino? Está ansiosa? Deve ser difícil lidar com toda essa ansiedade, neh?! Está contando os dias? Estamos, sim. Por isso o contador ali à direita, apesar de ser só uma contagem aproximada.

Analisando apenas pelo fato de ter um neném a caminho, acho que tenho mais curiosidade que ansiedade, talvez por nunca ter acompanhado um recém nascido de perto. Também quero saber quão bem feito foi o nosso trabalho: sentir as mãozinhas, o pezinho, ver a bundinha (bundinha de neném é um treco muito fofo), como serão os olhos, a boquinha, se vai mamar feito um bezerro (como a mãe), se vai ser todo sorridente (como o pai) ou carrancudinho feito a mãe.

Curiosidade disso tudo, mas não ansiedade. Entendo o primeiro como “explorar o desconhecido” e o segundo como “querer adiantar o relógio”. Sei que uma hora ele vai nascer. Por mais tentadora que seja a idéia de ficar para sempre no meu ventre.

Apesar disso tudo, já conversei diversas vezes com o Pedro. Expliquei que se a partir das 38 semanas, ele já estiver prontinho, todo formadinho, pode nascer. Não precisa ficar fazendo hora. Mas falei sério, como quem precisa que isso aconteça. Isso porque a única expectativa de melhora real da dor na perna é quando ele nascer. Quem não tem pressa de ser “curado” de uma dor? De dormir sem sofrer? De conseguir andar? De não ter mais crises doloridas que duram horas e simplesmente não ter o que fazer?

Essa é minha ansiedade. Mas ela não se sobrepõe à vontade de ver nosso filho saudável e pimpão. Por isso, vamos continuar na paciente espera.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

36 semanas


Falta um detalhe: engordar um pouco para que seu sistema de regulagem de frio e calor esteja pronto para funcionar quando estiver fora da temperatura controlada do útero (primeira vez na vida que vejo uma justificativa realmente útil para a palavra “engordar”). Retoques finais também estão sendo providenciados. Os cotovelos e os joelhos agora formam covinhas e o rostinho está bochechudo (uiuiui  coisinha bochechuda da mãe!). Pode acreditar: seu bebê não vê a hora de sair - parece até que notou a expectativa dos pais, que estão ansiosos por sua chegada (vamos falar sobre isso no post de amanhã, tah?).

Reta final! Quando esta semana terminar, seu bebê estará oficialmente "a termo", ou seja, pronto para nascer (ai que boooooooooom ler isso!). O melhor é não ter pressa. Lembre-se de que a gestação dura oficialmente 40 semanas.

O mais provável é que seu bebê esteja na posição certa para nascer, ou seja, de cabeça para baixo (nos dois últimos ultra, já estava. Tive medo dele sair dessa posição por eu ficar só deitada o dia todo, mas sexta-feira -24- rolou uma espreguiçada que não deixou dúvidas que está tudo certo). No Brasil, poucos médicos fazem parto vaginal quando o bebê está sentado. Se o bebê não virar até a hora do parto, você provavelmente terá de fazer uma cesariana (vi alguns vídeos de partos naturais com o neném pélvico. É um pouco angustiante).

Sua gravidez

Na calada da noite, você passou a fazer barulhos estranhos? A pergunta pode soar estranha, mas muitas mulheres passam a roncar durante a gravidez. Converse com seu médico sobre isso. Seria bom resolver porque isso pode atrapalhar seu descanso durante o sono (o Marcus não reclamou de nada, ainda). Na próxima consulta com o obstetra, fale sobre a questão e também tire suas dúvidas sobre anestesias (já conversamos, mas a intenção é parto natural mesmo, ou seja, sem  intervenções).

Apesar da ansiedade e da correria das últimas semanas, não se descuide da alimentação. Um pouquinho e sempre é a receita. Alimentos leves, como frutas e queijos brancos (o cálcio é sempre importante), e muito líquido irão ajudá-la a se sentir melhor. Que tal um brinde com água de coco, que faz muito bem para o seu organismo? Saúde para você e para o bebê (sério mesmo, nunca me alimentei tão bem e estive tão bem com o meu corpo como agora. Acho que o fantasma da minha mãe ter engordado bastante na minha gestação me assombrou desde o início, então sempre me cuidei. Deu certo! A barrigona está linda. Só é uma pena não conseguir fazer um ensaio para mostra-la).

A falta de ar é um sintoma desagradável dessa fase. Avise o médico, porém, se tiver falta de ar em consequência de uma gripe. Grávidas ficam mais sujeitas a infecções, portanto é sempre bom ficar atenta (só falta de ar de ficar deitada de barriga para cima, mas não é o tempo todo e respirando fundo calmamente, passa).

Se for seu primeiro filho, em algum momento daqui para a frente o bebê pode encaixar (isso sim quero que aconteça logo). Caso isso aconteça, seus pulmões e seu estômago terão um refresco: vai ficar mais fácil respirar e comer. Andar, porém, é outra história. Algumas mulheres dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento (hahahaha imaginei a cena!). Sabe aquelas grávidas que só conseguem sentar de pernas abertas? Então. Para mães de segunda viagem ou mais, o bebê normalmente só "desce" poucas horas antes do parto.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Outro 25 de março

Há 27 anos conheço 25 de março como uma data especial. É até nome de rua em São Paulo, mas mais importante que isso, é o dia que veio ao mundo um neném rosado, chorão, cabeludo e muito fofo: eu! =D

Aniversário é uma data feliz. As pessoas te abraçam, dão presentes (eba!), te olham com cara de felicidade. Você já sai da cama com expectativa boa, por mais que não tenha festa. É especial por si só.

Quando o GO perguntou pela primeira vez a data da última menstruação, fiz umas contas loucas e nada confiáveis: 17/06. Deve ser isso. Então a data provável para o parto é dia 25 de março. Não brinca! É muito capricho! Se tivéssemos planejado, não daria tão certo.

É só uma data PROVÁVEL, com margem de duas semanas “para mais ou para menos”. Ainda assim, surpreende.

Será que este ano vou receber o presente mais personalizado de todos? Será que passarei “o meu dia” em trabalho de parto?
Só a natureza tem a resposta. Uma coisa é certa: depois deste aniversário, os seguintes nunca mais serão os mesmos...

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Musiquinhas fofas

Músicas infantis são um universo à parte. Tem muita coisa bacana, tanto as tradicionais e de domínio público, quanto as mais novas.

Já faz tempo que venho fazendo uma musicoteca para o Pedro. Baixei clássicos do rock em versão infantil, cantigas de ninar, MPB para niños... bastante coisa bacana. Devo reconhecer que ainda não ouvi tudo, mas separei duas sensacionais.
A primeira é da Ivete Sangalo e fala de... xixi! Paixão ao primeiro play, porque mesmo antes de engravidar, já tinha uma história com o bendito xixi.

A outra faz parte do cd Quando eu crescer, que dá para baixar inteirinho aqui  Fala de banho. É o "rock da onça". “Tomar banho é impotante pra não ficar com nhaca de onça.”
Momentos cruciais na vida de uma criança =)

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

35 semanas

Pronto para mamar. O seu bebê adquiriu essa habilidade e já está com os movimentos reflexos, como a sucção, desenvolvidos. Ou seja, refeições e crescimento garantidos na vida fora do útero. (fundamental! Tenho lido bastante sobre amamentação ultimamente) Enquanto ele não sai da toca, sabe o que faz? Continua crescendo. Mesmo com o espaço ficando cada vez mais apertado, ele não para de ganhar peso. Chegou aos 2,5 quilos e, por isso, suas pernas e seus braços se tornaram mais gordinhos nesta semana. Seu filho também deu uma espichada e, da cabeça aos pés, agora mede 45 centímetros, em média. Assim, crescidinho, ele não consegue fazer tantas estripulias na barriga da mamãe. Afinal, o útero já não permite movimentos muito expansivos. Depois que ele nascer, aí, sim, vai voltar a dar muitos chutes e cambalhotas. (mas ainda rola muita bagunça aqui dentro. Ontem tive a impressão que ele estava fazendo anjinho de neve, porque tinha neném até a lateral da bariga!)
Os rins do bebê estão totalmente desenvolvidos e o fígado também está começando a funcionar. Os órgãos estão quase todos formados, e a partir de agora a tarefa principal será ganhar peso. (adooro ver que está tudo funcionando!)

Sua gravidez

Gravidíssima. É assim que você se sente ao exibir sua barriga - que agora merece, com todas as honras, ser chamada de barrigão. Ela está com 35 centímetros de altura e, desse jeito, mal sobra espaço para a bexiga inflar. Por isso, é um corre-corre danado o dia inteiro em direção ao banheiro, não é? (gente, na última semana bati um recorde: 3 vezes em 1'20". Não rende! Para ajudar, o fofurinha adora brincar de cama elástica com a bexiga cheia) Falando nisso, muitos médicos indicam nesta fase um exame chamado cultura da secreção vaginal, que aponta a presença ou não de estreptococos no canal do parto. Se houver, hora de exterminá-lo. Cuide-se por dentro e por fora também. Na alimentação, reduza ainda mais a quantidade de sal nos alimentos para evitar o excesso de inchaço. (ainda mais com esse calor insano) Aproveite ainda e faça uma visita ao cabeleireiro. Vale aparar as pontas do cabelo e retocar o esmalte das unhas. (Estou meio ogra ultimamente, mas quero que a perna dê uma folga, daí daremos uma recalchutada)
 Você certamente já notou que, vistas de costas, grávidas têm um jeitinho todo especial de andar: com as pernas meio abertas, pés apontados para fora, meio se balançando para cada lado a cada passo. (super pata! É engraçado demais) E não é só isso: você também vai andar mais devagar. Não se surpreenda de ter de pedir às outras pessoas que esperem você na hora de passear no shopping ou de sair para almoçar no trabalho. (também! Amarra um saco de arroz na pança e vai correr!) Além disso, vai ficar cada vez mais difícil dirigir. A legislação brasileira não impõe restrições para dirigir no último mês da gravidez, mas use o bom senso. Utilize sempre cinto de três pontos e tente manter alguma distância entre a barriga e o volante. Quando a distância deixar de existir, é hora de parar. (não estou dirigindo, mais por causa da perna, mas nas poucas vezes que ando de carro o cinto -sempre utilizado- irrita)

domingo, 12 de fevereiro de 2012

34 semanas


Se sua grande preocupação é o parto prematuro, pode ficar mais aliviada. A maioria dos bebês que nasce nesta fase não enfrenta grandes problemas de saúde. Mas o melhor mesmo é ficar lá dentro por umas boas semanas, para ganhar peso. (por mais que a cada semana a ansiedade aumente, a vontade maior é ver o neném saudável, acima de tudo) Os pulmões do bebê já estão desenvolvidos, e o sistema nervoso continua amadurecendo.

Ele também começou a desenvolver seu próprio sistema imunológico, que vai protegê-lo contra infecções leves. Na 40ª semana, quando nascer, suas defesas ganharão um reforço extra após os primeiros goles de leite materno. (leite materno é o que há!! Gratuito e faz toda a diferença) A placenta começa a envelhecer, afinal suas funções já não são tão importantes.
 
Sua gravidez

Pode ser que você tenha uma sensação de formigamento ou dor no quadril. É a pressão do peso do bebê sobre os nervos. Técnicas de relaxamento ou uma massagem podem ajudar, mas, se o incômodo for muito grande, não deixe de mencioná-lo para o médico. (negócio aqui é mais hardcore, mas está melhorando...)

Você anda tendo quedas de pressão e sensação de desmaio e tontura? É um sintoma desagradável, mas normal nesta fase. Os motivos podem ser vários. O calor é o mais frequente. Levantar-se muito rápido e ficar muito tempo sem comer são outros fatores que causam esse mal-estar. (como passo 90% do dia deitada, sinceramente não sinto isso)

Às vezes a grávida se sente mal quando está deitada de barriga para cima. O peso do bebê pressiona as veias e faz o coração mudar de ritmo. É só mudar de posição para se sentir melhor. É por isso que muitas vezes os médicos recomendam às grávidas dormir de lado. (ainda bem que não tenho problema em ficar de barriga para cima, porque é a única posição que a perna dá uma semi-trégua. No máximo rola uma faltinha de ar, mas é só respirar fundo algumas vezes que ela some)

É capaz que você esteja sentindo o cansaço bater. É compreensível, com todas as mudanças por que seu corpo tem passado. Procure fazer as coisas com calma para guardar energia. Não se estresse se o quarto não estiver pronto, ou as lembrancinhas providenciadas. (faço nada o dia todo. Cansaço zero, sinto até falta!)

No final, tudo dá certo. Algumas roupinhas e o seu leite materno bastam para o bebê nos primeiros dias. O resto é detalhe. (adorei este final. É a mais pura verdade, mas a gente sempre quer dar uma complicadinha)

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Companheira é companheira


Daí você volta da tão esperada consulta da osteopata. A viagem de ida foi relativamente tranqüila, uma tiazinha ficou com dó e me emprestou um andador para ir do carro à clínica, a consulta doeu, mas menos do que preciso encarar todos os dias de cama. A volta foi um terror. Me contorcia no banco, sem posição de um lado e o marido olhava com cara de desespero de quem quer ajudar e não tem como do outro. Os 90km mais longos de uma vida...

Mas chegamos em casa e é bom deitar para tentar dar uma relaxada. Calor de mais de 30 graus, bolsa quente na virilha, ventilador ligado, janela aberta (de vez em quando dou um tempo no ar condicionado). Então a Fiona, companheira de todas as horas, resolve dar apoio, do jeito dela: com calor felino.

Sauna! Mas é uma reconfortante ter quem a gente gosta por perto, sempre!

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Atualização - Dor de estimação 6

E lá vamos nós para mais um post de terror. Nem escrevi antes, porque o negócio estava tão ruim e acabo ficando tão azeda, que prefiro esperar a poeira baixar um pouco.

O quadril está doendo horrores, do lado direito, e sinto que o nervo da virilha também resolveu participar. Desde domingo, quando sento ou deito especialmente de lado, quando a perna deveria estar em repouso, a musculatura fica contraindo involuntariamente e não é pouca coisa. Junto com isso vem dor. Até o joelho direito resolveu participar. Dói até a canela direita. Daí durante a noite, se levanto para ir ao banheiro (pelo menos duas vezes =/), deito novamente e preciso pôr a bolsa quente pra aliviar a dor e as contrações. Leva uns 40 minutos. Às vezes nesse meio tempo, acabo dormindo de cansaço, mas no geral perco um bom tanto de sono.

Está péssimo, mas está acabando, o nosso neném está saudável e tenho um marido que está cuidando da gente muito bem. Hoje teve café da manhã na cama, olha só que coisa mais fofa =)

O bom é que consegui adiantar a consulta na osteopata do dia 20 para amanhã. Então minha gente, muita fé que a japa-ninja-dedos-de-aço vai aliviar tudo isso, como já fez das outras vezes.

33 semanas

Ele cresceu, engordou e não está mais tão enrugado como antes. Agora possui uma pele bem mais macia e o lanugo, a fina camada de pelos que recobria seu corpo, desapareceu. Os ossos estão ganhando mais resistência e, nesta semana, o peso do pequeno alcançou os dois quilos (já passou dos 2.250k!). Seu comprimento total, da cabeça aos pés, é de 43 centímetros (deve ser isso mesmo, porque agora está rolando um tal de chuta-costela que vou te falar um negócio). Apesar de passar a maior parte do tempo dormindo, não se engane: quando abre os olhos, ele presta atenção em tudo o que ocorre do lado de fora da barriga (dormir para crescer). Ops ... Ele está treinando para chegar.
A maioria dos ossos já está endurecendo, menos os da cabeça. Na verdade, o crânio do bebê é formado por ossos separados, com um certo espaço entre eles. Na hora do parto, eles se aproximam e fazem a cabeça se estreitar para passar pelo canal vaginal. Veja em vídeo como isso acontece. Os ossos da cabeça do bebê só se juntam definitivamente quanto ele tem cerca de 1 ano e meio de idade (sempre tive um certo medo de cabeça de neném, porque faziam o maior terrorismo com a tal da moleira).

Sua gravidez
A barriga não para de crescer (definitivamente não). Agora ela deve estar com 32 centímetros de altura e, grande assim, só poderia pressionar o seu estômago (a nossa barriga é um pouquinho acima da média. Não sei ao certo, mas é mais que isso e está tudo apertado!). Em consequência, o apetite pode diminuir e a azia aumentar (sim, além de o apetite diminuir, já deu para sentir que não dá para bater um prato de pedreiro de cada vez, melhor comer aos pouquinhos). Para resolver esses incômodos, procure fracionar as refeições, comendo várias vezes ao dia e em pequenas quantidades (não falei?!). Já que a hora H está chegando, que tal conversar com o obstetra novamente sobre os tipos de parto e sobre a alta incidência de cesariana no Brasil? Informações, seu desejo e as possibilidades (suas e as do bebê) ajudarão você e o médico a decidir essa questão (quem acompanha o blog sabe da nossa novela). Ah ... e também é bastante indicado já deixar a mala da maternidade no porta-malas do carro. Antes, confira se você tem tudo que precisa lá (só falta preparar a minha. Ainda preciso comprar algumas coisas).
Quando você levanta, de manhã, suas mãos doem? Você sente os dedos formigando à noite? São problemas comuns nesta fase da gravidez. Os tecidos do pulso incham e pressionam os nervos, o que causa a dor chata nas mãos (tenho nada disso. No geral, apareceu pouco inchaço, ainda mais agora que fico de cama quase o tempo todo).
 Outro sintoma inesperado da gravidez é a coceira (já esteve pior, mas nada crítico. Me sinto a macaca cheeta). Existe até a lenda de que coçar a barriga dá estria. A coceira generalizada é muito desagradável, mas é normal. Converse com o médico para ver o que pode fazer para aliviá-la.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Malas [quase] prontas


E daí que se o neném resolver nascer hoje (Pedro, é só uma suposição, pode ficar quietinho onde você está!), a malinha dele está preparadinha. Malinha é bondade, porque a dele tem quase o dobro da minha, neh?!

A lista do que colocar acabei pegando no site do hospital. Tem umas coisinhas a mais, outras a menos, mas é basicamente isso:

6 trocas de roupa (6 macacões, 6 conjuntos de body por baixo do macacão) – macacão mesmo só coloquei dois, isso porque acabamos comprando só macacões maiores e sou muito sem noção de tamanho de roupa de neném. Qualquer coisa a gente coloca o body, a calça e enrola na manta, fica quentinho do mesmo jeito!
Meias e luvas - não temos luvas ainda, COMPRAR!
2 Pacotes de fralda descartáveis tamanho P - coloquei só um tamanho RN
1 Cobertor (falta colocar)
3 Cueiros - nunca lembro o que é isso, mas coloquei uma mantona de fralda bem gostosa e uma outra que parece um cobertor fininho
Lenço umedecido
Toalha
Sabonete

Daí a minha mala, que logicamente não está pronta, mas vai ter aproximadamente isso:

2 Pijamas – temos que lembrar que o neném vai nascer em março, logo, calor, logo, peças mais fresquinhas, por favor!
4 Conjuntos de calcinha e soutien – meus soutiens de amamentação chegam semana que vem
1 Chinelo para banho/ Tecido (Opcional) – Havaianas, as legítimas!
1 Pacote de absorvente noturno – hum... esqueci de comprar isso!
Produtos de higiene pessoal – acho que vou providenciar shampoo e condicionador em frascos menores

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Mãe que defendia parto residencial morre após dar à luz filha em casa

Reproduzo aqui o post da Line, do Mamãe Moderna sobre uma notícia que está rolando hoje. Compartilho a opinião e argumentos da autora:


Acabei de ver essa notícia no portal de notícias da Globo:
 

"Mãe que defendia parto residencial morre após dar à luz filha em casa”

Uma mãe que era defensora dos partos feitos em casa morreu após o nascimento de Zahra, sua segunda filha, em Melbourne, na Austrália. Caroline Lovell tinha 36 anos e estava na companhia de parteiras. Paramédicos chegaram a ser convocados, mas ao chegarem na casa da australiana já era tarde. As informações são do jornal britânico "Daily Mail".

Durante a vida, Caroline lutava pelas parteiras e procurou garantir financiamento e indenizações a elas junto ao governo australiano. Para um grupo que representa as parteiras em Melbourne, a morte de Caroline foi um choque, mas um caso raro e que não invalida o parto feito em casa, sem o auxílio da estrutura de uma maternidade ou hospital.Uma investigação sobre a morte de Caroline será conduzida na cidade. Pouco antes da morte, ela havia afirmado que chegaria a fazer um parto sem nenhuma assistência caso as parteiras não recebessem proteção legal. A australiana acreditava em partos residenciais pela vantagem de poder conhecer melhor a parteira que irá tirar o bebê de dentro do ventre.Uma ambulância ainda tentou levá-la para o Hospital Austin, em Melbourne, mas Caroline morreu no dia seguinte à internação."


Como uma mãe que teve filho num parto domiciliar e que defende a causa, quero dar minhas considerações:

Primeiramente fiquei muito triste com a notícia, afinal a morte de uma mulher de 36 anos é muito triste. Fiquei entristecida pensando nela e pensando na família, no esposo, nos filhos, principalmente na recém-nascida, que não vai ter colinho de mãe, mamazinho de mãe, carinho de mãe... e quando entender o que aconteceu ainda pode se sentir culpada por sua morte.

Depois comecei a prestar mais atenção na notícia, fui ler o que as pessoas estavam comentando. Poxa, que texto mal escrito e mal traduzido! Começa falando que ela morreu logo após o nascimento, que quando os paramédicos chegaram já era tarde, depois tentaram levá-la para o hospital, e termina falando que ela morreu só no dia seguinte.

Em seguida veio a indignação... Fazem questão de deixar bem claro que ela morreu (não se sabe o motivo) por causa do parto domiciliar, e se fosse num parto cesariano com certeza nem viraria notícia! Duvida?!

Quantas reportagens você leu no ano passado sobre morte de mulheres em partos? Poucos. Mas você sabia que em 2011 morreram 58.354 mulheres no parto no BRASIL?

O Brasil não alcançará a meta do milênio para a queda de mortalidade materna pactuada por 150 países que fazem parte da ONU. Nos últimos onze anos, quando o mundo viu uma redução anual de 3,6% nesta estatística, no Brasil o ritmo foi de apenas 0,3%. Se continuar nesse nível, a meta que era para ser alcançada em 2015 só será alcançada após 2040.

Wang, um dos pesquisadores sobre o assunto apontou dois motivos para para essas taxas tão baixas de redução da mortalidade materna: A gripe H1N1, que em 2009 foi responsável pela morte de muitas gestantes, e pela alta percentagem de mulheres que fazem partos cesarianos, nos quais há maior risco de complicações que podem levar à morte.

Na saúde suplementar, o índice de cesárias chega a 90% e, no Sistema Único de Saúde, a 37%. O recomendado pela ONU é de, no máximo, 15%. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde Helvécio Magalhães contesta o artigo. Nossa expectativa é que, com a Rede Cegonha, a taxa de queda se acentue, afirma. A cesariana está mais associada a complicações.

Agora sim, tire suas conclusões diante de fatos comprovados, estudos, pesquisas, índices, e não numa reportagem mal escrita, mal traduzida e tendenciosa!

Passar bem!

Espiada no Pedro

Tá aí o nosso piazinho, lindo como os pais =]
 
E daí que falei que a gente não ia fazer ultra 3D? O pai não agüentou e depois de ver o resultado, também curti.

O Pedro está lindão, não curte ser fotografado (por isso a mãozinha a frente do rosto) e pesa aproximadamente 2,250k. Economia de criança pra que, minha gente?!

Detalhe para onde está a flechinha: cabelos! Esses são da nuca. Se puxar a mãe vai mascer com uma bela peruca!


Ainda bem que não investimos tanto nas roupitchas RN. Acho que ele vai usar por muito pouco tempo.


Não estamos sozinhos

Obrigada. É tudo o que tenho a dizer. O penúltimo post refletiu um momento delicado e foi muito bom ter dividido tudo com vocês. Parece que depois disso, os pensamentos ficaram um pouco mais organizados e consegui me orientar para pensar adiante.

De lá para cá, já tivemos uma conversa com o pediatra/neonatologista que irá nos acompanhar, tentamos discutir as intervenções feitas no recém nascido. Conseguimos tirar só o colírio de nitrato de prata (lembram que não tenho gonorréia, neh?!). Mas já está bom. Antes pingar que secar.

Também marquei consulta com um outro GO. Será amanhã à tarde. Seremos (mais uma vez) bem francos e esperamos que ele seja também. Se começar a nos enrolar, buscaremos outro em Maringá e pronto.

Continuo não gostando de hospital, mas se é a única opção, é melhor tentar enxergar com outros olhos e tentar acreditar em quem nos atende. Acho que foi isso que tirei dos comentários de vocês. É a verdade.

Bom mesmo é que hoje tem ultra e vamos poder matar a saudade do nosso neném =)