domingo, 12 de fevereiro de 2012

34 semanas


Se sua grande preocupação é o parto prematuro, pode ficar mais aliviada. A maioria dos bebês que nasce nesta fase não enfrenta grandes problemas de saúde. Mas o melhor mesmo é ficar lá dentro por umas boas semanas, para ganhar peso. (por mais que a cada semana a ansiedade aumente, a vontade maior é ver o neném saudável, acima de tudo) Os pulmões do bebê já estão desenvolvidos, e o sistema nervoso continua amadurecendo.

Ele também começou a desenvolver seu próprio sistema imunológico, que vai protegê-lo contra infecções leves. Na 40ª semana, quando nascer, suas defesas ganharão um reforço extra após os primeiros goles de leite materno. (leite materno é o que há!! Gratuito e faz toda a diferença) A placenta começa a envelhecer, afinal suas funções já não são tão importantes.
 
Sua gravidez

Pode ser que você tenha uma sensação de formigamento ou dor no quadril. É a pressão do peso do bebê sobre os nervos. Técnicas de relaxamento ou uma massagem podem ajudar, mas, se o incômodo for muito grande, não deixe de mencioná-lo para o médico. (negócio aqui é mais hardcore, mas está melhorando...)

Você anda tendo quedas de pressão e sensação de desmaio e tontura? É um sintoma desagradável, mas normal nesta fase. Os motivos podem ser vários. O calor é o mais frequente. Levantar-se muito rápido e ficar muito tempo sem comer são outros fatores que causam esse mal-estar. (como passo 90% do dia deitada, sinceramente não sinto isso)

Às vezes a grávida se sente mal quando está deitada de barriga para cima. O peso do bebê pressiona as veias e faz o coração mudar de ritmo. É só mudar de posição para se sentir melhor. É por isso que muitas vezes os médicos recomendam às grávidas dormir de lado. (ainda bem que não tenho problema em ficar de barriga para cima, porque é a única posição que a perna dá uma semi-trégua. No máximo rola uma faltinha de ar, mas é só respirar fundo algumas vezes que ela some)

É capaz que você esteja sentindo o cansaço bater. É compreensível, com todas as mudanças por que seu corpo tem passado. Procure fazer as coisas com calma para guardar energia. Não se estresse se o quarto não estiver pronto, ou as lembrancinhas providenciadas. (faço nada o dia todo. Cansaço zero, sinto até falta!)

No final, tudo dá certo. Algumas roupinhas e o seu leite materno bastam para o bebê nos primeiros dias. O resto é detalhe. (adorei este final. É a mais pura verdade, mas a gente sempre quer dar uma complicadinha)

2 comentários:

  1. Brunaaaaaaa, faltam só seis semanas! Parece q foi ontem! Estou na torcida (como sempre), que as dores sumam (ou fiquem mais amenas) e vocês dois tenham semanas de tranquilidade até esse garoto ver a luz do sol!
    =DD

    ResponderExcluir
  2. Bru do ceu...eu não estava te seguindo...kkkkkkkkkk ai nos ultimos dias muitas meninas passou a me seguir...mas num dei conta ainda de restribuir....adoro seguir e acompanhar todas!!!

    Mas ja concertei esse relapso...rsrs


    É né Bru...devo ficar tranquila né?! Essa dorzinha ela num é constante sabe...e nem forte.... mas mesmo assim..ja viu né?! Marinheira de primeira viagem...e tantos anos nessa luta bate um medinho...rs Mas eu tenho muita fé....e penso...tudo...absolutamente tudo é permisão de Deus....então quando penso nisso me acalmo...e oro...e digo..Senhor proteja-me e seja o q o senhor quiser!

    Bezuuu em vc e no baby, e obrigada pelo carinho viu!

    ResponderExcluir