quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

33 semanas

Ele cresceu, engordou e não está mais tão enrugado como antes. Agora possui uma pele bem mais macia e o lanugo, a fina camada de pelos que recobria seu corpo, desapareceu. Os ossos estão ganhando mais resistência e, nesta semana, o peso do pequeno alcançou os dois quilos (já passou dos 2.250k!). Seu comprimento total, da cabeça aos pés, é de 43 centímetros (deve ser isso mesmo, porque agora está rolando um tal de chuta-costela que vou te falar um negócio). Apesar de passar a maior parte do tempo dormindo, não se engane: quando abre os olhos, ele presta atenção em tudo o que ocorre do lado de fora da barriga (dormir para crescer). Ops ... Ele está treinando para chegar.
A maioria dos ossos já está endurecendo, menos os da cabeça. Na verdade, o crânio do bebê é formado por ossos separados, com um certo espaço entre eles. Na hora do parto, eles se aproximam e fazem a cabeça se estreitar para passar pelo canal vaginal. Veja em vídeo como isso acontece. Os ossos da cabeça do bebê só se juntam definitivamente quanto ele tem cerca de 1 ano e meio de idade (sempre tive um certo medo de cabeça de neném, porque faziam o maior terrorismo com a tal da moleira).

Sua gravidez
A barriga não para de crescer (definitivamente não). Agora ela deve estar com 32 centímetros de altura e, grande assim, só poderia pressionar o seu estômago (a nossa barriga é um pouquinho acima da média. Não sei ao certo, mas é mais que isso e está tudo apertado!). Em consequência, o apetite pode diminuir e a azia aumentar (sim, além de o apetite diminuir, já deu para sentir que não dá para bater um prato de pedreiro de cada vez, melhor comer aos pouquinhos). Para resolver esses incômodos, procure fracionar as refeições, comendo várias vezes ao dia e em pequenas quantidades (não falei?!). Já que a hora H está chegando, que tal conversar com o obstetra novamente sobre os tipos de parto e sobre a alta incidência de cesariana no Brasil? Informações, seu desejo e as possibilidades (suas e as do bebê) ajudarão você e o médico a decidir essa questão (quem acompanha o blog sabe da nossa novela). Ah ... e também é bastante indicado já deixar a mala da maternidade no porta-malas do carro. Antes, confira se você tem tudo que precisa lá (só falta preparar a minha. Ainda preciso comprar algumas coisas).
Quando você levanta, de manhã, suas mãos doem? Você sente os dedos formigando à noite? São problemas comuns nesta fase da gravidez. Os tecidos do pulso incham e pressionam os nervos, o que causa a dor chata nas mãos (tenho nada disso. No geral, apareceu pouco inchaço, ainda mais agora que fico de cama quase o tempo todo).
 Outro sintoma inesperado da gravidez é a coceira (já esteve pior, mas nada crítico. Me sinto a macaca cheeta). Existe até a lenda de que coçar a barriga dá estria. A coceira generalizada é muito desagradável, mas é normal. Converse com o médico para ver o que pode fazer para aliviá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário