segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Pressão e ansiedade

É inevitável. As pessoas te acompanham desde a primeira notícia, vibram ao saber do sexo, perguntam se o nome já foi escolhido. Depois de um tempo, só a barriga não é suficiente e começa a pergunta clássica: e o neném? É para quando? Quando chega esse menino? Está ansiosa? Deve ser difícil lidar com toda essa ansiedade, neh?! Está contando os dias? Estamos, sim. Por isso o contador ali à direita, apesar de ser só uma contagem aproximada.

Analisando apenas pelo fato de ter um neném a caminho, acho que tenho mais curiosidade que ansiedade, talvez por nunca ter acompanhado um recém nascido de perto. Também quero saber quão bem feito foi o nosso trabalho: sentir as mãozinhas, o pezinho, ver a bundinha (bundinha de neném é um treco muito fofo), como serão os olhos, a boquinha, se vai mamar feito um bezerro (como a mãe), se vai ser todo sorridente (como o pai) ou carrancudinho feito a mãe.

Curiosidade disso tudo, mas não ansiedade. Entendo o primeiro como “explorar o desconhecido” e o segundo como “querer adiantar o relógio”. Sei que uma hora ele vai nascer. Por mais tentadora que seja a idéia de ficar para sempre no meu ventre.

Apesar disso tudo, já conversei diversas vezes com o Pedro. Expliquei que se a partir das 38 semanas, ele já estiver prontinho, todo formadinho, pode nascer. Não precisa ficar fazendo hora. Mas falei sério, como quem precisa que isso aconteça. Isso porque a única expectativa de melhora real da dor na perna é quando ele nascer. Quem não tem pressa de ser “curado” de uma dor? De dormir sem sofrer? De conseguir andar? De não ter mais crises doloridas que duram horas e simplesmente não ter o que fazer?

Essa é minha ansiedade. Mas ela não se sobrepõe à vontade de ver nosso filho saudável e pimpão. Por isso, vamos continuar na paciente espera.

3 comentários:

  1. Bruna, já te agradeci por nos deixar participar deste momento?? Se não, obrigada!! Ver seu amor, seu carinho, suas angústias e alegrias é lindo! Além disso poder, mesmo que pela internet, estar próxima de vcs me deixa muito feliz!! Mil bjusssss

    ResponderExcluir
  2. Brunaaaaaa, faço das palavras da Mariana, aqui em cima, as minhas! Foi fui bom ter participado da sua gestação, foi ótimo de sua parte permitir que mesmo a distância a gente tenha a sensação de ter acompanhado, ter visto tudo - ou quase tudo! O Pedro está chegando e com certeza terá uma saúde de ferro e as suas dores se transformarão em sorrisos! É a minha torcida!
    =D

    ResponderExcluir
  3. Achei tão difícil de esperar... Ainda bem que o meu chegou 3 dias antes.
    Um beijo e boa espera

    ResponderExcluir