domingo, 26 de fevereiro de 2012

36 semanas


Falta um detalhe: engordar um pouco para que seu sistema de regulagem de frio e calor esteja pronto para funcionar quando estiver fora da temperatura controlada do útero (primeira vez na vida que vejo uma justificativa realmente útil para a palavra “engordar”). Retoques finais também estão sendo providenciados. Os cotovelos e os joelhos agora formam covinhas e o rostinho está bochechudo (uiuiui  coisinha bochechuda da mãe!). Pode acreditar: seu bebê não vê a hora de sair - parece até que notou a expectativa dos pais, que estão ansiosos por sua chegada (vamos falar sobre isso no post de amanhã, tah?).

Reta final! Quando esta semana terminar, seu bebê estará oficialmente "a termo", ou seja, pronto para nascer (ai que boooooooooom ler isso!). O melhor é não ter pressa. Lembre-se de que a gestação dura oficialmente 40 semanas.

O mais provável é que seu bebê esteja na posição certa para nascer, ou seja, de cabeça para baixo (nos dois últimos ultra, já estava. Tive medo dele sair dessa posição por eu ficar só deitada o dia todo, mas sexta-feira -24- rolou uma espreguiçada que não deixou dúvidas que está tudo certo). No Brasil, poucos médicos fazem parto vaginal quando o bebê está sentado. Se o bebê não virar até a hora do parto, você provavelmente terá de fazer uma cesariana (vi alguns vídeos de partos naturais com o neném pélvico. É um pouco angustiante).

Sua gravidez

Na calada da noite, você passou a fazer barulhos estranhos? A pergunta pode soar estranha, mas muitas mulheres passam a roncar durante a gravidez. Converse com seu médico sobre isso. Seria bom resolver porque isso pode atrapalhar seu descanso durante o sono (o Marcus não reclamou de nada, ainda). Na próxima consulta com o obstetra, fale sobre a questão e também tire suas dúvidas sobre anestesias (já conversamos, mas a intenção é parto natural mesmo, ou seja, sem  intervenções).

Apesar da ansiedade e da correria das últimas semanas, não se descuide da alimentação. Um pouquinho e sempre é a receita. Alimentos leves, como frutas e queijos brancos (o cálcio é sempre importante), e muito líquido irão ajudá-la a se sentir melhor. Que tal um brinde com água de coco, que faz muito bem para o seu organismo? Saúde para você e para o bebê (sério mesmo, nunca me alimentei tão bem e estive tão bem com o meu corpo como agora. Acho que o fantasma da minha mãe ter engordado bastante na minha gestação me assombrou desde o início, então sempre me cuidei. Deu certo! A barrigona está linda. Só é uma pena não conseguir fazer um ensaio para mostra-la).

A falta de ar é um sintoma desagradável dessa fase. Avise o médico, porém, se tiver falta de ar em consequência de uma gripe. Grávidas ficam mais sujeitas a infecções, portanto é sempre bom ficar atenta (só falta de ar de ficar deitada de barriga para cima, mas não é o tempo todo e respirando fundo calmamente, passa).

Se for seu primeiro filho, em algum momento daqui para a frente o bebê pode encaixar (isso sim quero que aconteça logo). Caso isso aconteça, seus pulmões e seu estômago terão um refresco: vai ficar mais fácil respirar e comer. Andar, porém, é outra história. Algumas mulheres dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento (hahahaha imaginei a cena!). Sabe aquelas grávidas que só conseguem sentar de pernas abertas? Então. Para mães de segunda viagem ou mais, o bebê normalmente só "desce" poucas horas antes do parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário