terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

35 semanas

Pronto para mamar. O seu bebê adquiriu essa habilidade e já está com os movimentos reflexos, como a sucção, desenvolvidos. Ou seja, refeições e crescimento garantidos na vida fora do útero. (fundamental! Tenho lido bastante sobre amamentação ultimamente) Enquanto ele não sai da toca, sabe o que faz? Continua crescendo. Mesmo com o espaço ficando cada vez mais apertado, ele não para de ganhar peso. Chegou aos 2,5 quilos e, por isso, suas pernas e seus braços se tornaram mais gordinhos nesta semana. Seu filho também deu uma espichada e, da cabeça aos pés, agora mede 45 centímetros, em média. Assim, crescidinho, ele não consegue fazer tantas estripulias na barriga da mamãe. Afinal, o útero já não permite movimentos muito expansivos. Depois que ele nascer, aí, sim, vai voltar a dar muitos chutes e cambalhotas. (mas ainda rola muita bagunça aqui dentro. Ontem tive a impressão que ele estava fazendo anjinho de neve, porque tinha neném até a lateral da bariga!)
Os rins do bebê estão totalmente desenvolvidos e o fígado também está começando a funcionar. Os órgãos estão quase todos formados, e a partir de agora a tarefa principal será ganhar peso. (adooro ver que está tudo funcionando!)

Sua gravidez

Gravidíssima. É assim que você se sente ao exibir sua barriga - que agora merece, com todas as honras, ser chamada de barrigão. Ela está com 35 centímetros de altura e, desse jeito, mal sobra espaço para a bexiga inflar. Por isso, é um corre-corre danado o dia inteiro em direção ao banheiro, não é? (gente, na última semana bati um recorde: 3 vezes em 1'20". Não rende! Para ajudar, o fofurinha adora brincar de cama elástica com a bexiga cheia) Falando nisso, muitos médicos indicam nesta fase um exame chamado cultura da secreção vaginal, que aponta a presença ou não de estreptococos no canal do parto. Se houver, hora de exterminá-lo. Cuide-se por dentro e por fora também. Na alimentação, reduza ainda mais a quantidade de sal nos alimentos para evitar o excesso de inchaço. (ainda mais com esse calor insano) Aproveite ainda e faça uma visita ao cabeleireiro. Vale aparar as pontas do cabelo e retocar o esmalte das unhas. (Estou meio ogra ultimamente, mas quero que a perna dê uma folga, daí daremos uma recalchutada)
 Você certamente já notou que, vistas de costas, grávidas têm um jeitinho todo especial de andar: com as pernas meio abertas, pés apontados para fora, meio se balançando para cada lado a cada passo. (super pata! É engraçado demais) E não é só isso: você também vai andar mais devagar. Não se surpreenda de ter de pedir às outras pessoas que esperem você na hora de passear no shopping ou de sair para almoçar no trabalho. (também! Amarra um saco de arroz na pança e vai correr!) Além disso, vai ficar cada vez mais difícil dirigir. A legislação brasileira não impõe restrições para dirigir no último mês da gravidez, mas use o bom senso. Utilize sempre cinto de três pontos e tente manter alguma distância entre a barriga e o volante. Quando a distância deixar de existir, é hora de parar. (não estou dirigindo, mais por causa da perna, mas nas poucas vezes que ando de carro o cinto -sempre utilizado- irrita)

Um comentário:

  1. 2,5 kg, dúvido, deve estar com uns 3kg já, no ultimo ultrassom tava com 2.250kg... ehehehehe

    ResponderExcluir