quinta-feira, 1 de março de 2012

O dia que tentei um prematuro

Cheguei ao limite. É muita dor e sofrimento para uma pessoa só. Depois de muito remoer, sentenciei ao marido: “De uma vez por todas, para não tocarmos mais nesse assunto, vamos pedir ao GO uma cesárea agendada para segunda-feira (5), quando estaremos com 37 semanas”. Quem entende o que é defender o parto humanizado sabe o quanto foi difícil dizer isso. Mas estava pra lá do fundo do poço e absolutamente sem perspectiva.

Avisei a doula e ela perguntou por que não cogitar um parto normal induzido com analgesia (você fica internada e recebe medicamentos/hormônios sintéticos que te induzem ao parto, isso tudo sem sentir dor, mas com uma anestesia que não tire os movimentos das pernas). Gostei e marquei consulta no GO de Maringá que nos atendeu no início da gestação, já que em Campo Mourão não se trabalha com analgesia.

Consulta foi ontem. Vou resumir:

- nada de trazer o Pedro ao mundo antes da hora. “Você já carregou esse bebê por oito meses, vai estragar tudo agora no final?”

- poderia ter sido internada desde já para tomar algo para a perna, com acompanhamento de um ortopedista e do GO, mas sem previsão de alta. Nem depois do parto. Deusolivre de hospital sem previsão de sair!

- sugestão foi continuar o pré natal em Campo Mourão, pois o deslocamento até Maringá é cada vez mais torturante

- voltar a consultar um ortopedista para tentar ver se tem alguma lesão na coluna (complicado sem poder fazer raio-x) e ver um remédio que realmente dê conta da dor, já que paracetamol está perdendo o efeito

- saí do consultório com uma receita de um medicamento que combina paracetamol e morfina e que não deixa o Pedro grogue. Aliviou e até durante o horário da crise diária (19h às 22h), estava relativamente tranqüilo, apesar de o dia ter sido bem puxado

Quando ele disse que não ia fazer o parto já, me desesperei. Já tinha levado mala de maternidade, cadeirinha, estávamos preparados para fazer o neném nascer naquele dia. Demorei alguns minutos em profunda tristeza até voltar a raciocinar.

Lógico, claro e evidente que não desejo colocar a saúde do nosso filho em risco. Foi uma atitude desesperada ao máximo. Acabei pensando: “Puta merda! A gente ouve tanto falar de gente que simplesmente agenda o nascimento para 37 semanas por sugestão do próprio médico e quando preciso, disso cadê que consigo?”. Mas entendi como um sinal. O que preciso, pelo menos por enquanto é um alívio para essa dor. Parece que consegui. Não tem motivo para colocar em risco a saúde de um neném plenamente saudável desde o início e que não deu nenhum sinalzinho que já está pronto.

Então a gente fica assim. Doloridinha, mas dá pra suportar e esperando o piazinho dar o ar da graça.

6 comentários:

  1. Ô meu Deus! Que dor deve ser esta!
    Força Bruna. Coragem!
    Assim que ele estiver prontinho, ele vem.
    Eu já achei o final difícil sem dor na perna, imagino com essa dor.
    Estou torcendo por vcs! Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, não procuramos mais alternativas para a dor pois sempre nos falaram que só havia paracetamol para grávida tomar... e perguntei diretamente ao médico: "Se o neném não pode nascer agora, TEM ALGUM OUTRO REMÉDIO QUE ELA POSSA TOMAR para amenizar a dor?"
    Dae que ele foi responder que tinha sim... e receitou esse outro... se soubessemos antes, talvez essa idéia não chegaria a ser cogitada...
    :*

    ResponderExcluir
  3. Bruninha, tenha força!! Tenho certeza que olhar para o rostinho do Pedro vai fazer vc esquecer do sofrimento que está passando. Bjus no seu coração e que o Papai do Céu te ajude neste momento de dor.

    ResponderExcluir
  4. Bruna!!!

    Dia 08/03 mudança de lua - Lua Cheia!!!
    Conversa com ele certinho ... quem sabe!!?? ;)

    Estou na torcida!! Não vejo a hora de ver a cara destes meninos!!!

    Se precisar de algo pode contar comigo!!!

    ResponderExcluir
  5. Bruna, não posso imaginar o que esta passando, mas compreendo o desespero. Vc não precisa se justificar nem a vc mesma, pq tem cuidado do Pedro e da sua família com mta dedicação e prioridade. O GO sabe o que te orienta e confiemos que essa medicação vai te dar o alivio necessário pra reta final! Só fiquei surpresa de saber que em CM não fazem analgesia no PN, pq seria uma opção maravilhosa. Um Bj!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada a todo(a)s pela força! Seguimos com esperança que vai acabar tudo bem.

    ResponderExcluir