domingo, 11 de março de 2012

38 semanas



Na emoção da reta final, a frequência cardíaca do bebê é duas vezes mais rápida do que a da mãe, de 120 a 160 batidas por minuto (ainda é rápido, mas nos últimos exames deu para sentir a diferença em relação ao início, quando era uma loucura). Ele sabe que precisa se sentir quentinho do lado de fora do útero. Por isso, a camada de gordura sob sua pele aumentou um pouco, regulando melhor a temperatura corporal (qualquer coisa, a gente ganhou um monte de cobertores, fica susse! Fora isso, nossa casa é um forno).

Os intestinos deram mostras de que estão funcionando bem e já formaram o mecônio, uma substância verde considerada como sendo o primeiro coco do bebê. Não se preocupe (me preocupar com que? Coco é assunto básico para mamis). Normalmente, o mecônio é excretado após o nascimento.

Seu bebê consegue segurar coisas com as mãos, como o cordão umbilical. Depois que nascer, vai segurar seu dedo bem forte (imaginei a cena. Ai que lindo!). Os órgãos estão totalmente desenvolvidos e no lugar certo. Os pulmões e o cérebro já funcionam, por isso se ele nascer antes das 40 semanas não deve enfrentar nenhum problema (estou explicando isso pra ele: não é mais prematuro, pode vim que a gente dá conta, não precisa ficar enrolando...).

 Que cor vão ser os olhos? Se a criança nasce já de olhos castanhos, eles devem ficar assim. Mas, se forem cinzentos ou azulados, podem ir para qualquer lado: azuis, verdes, castanho claro e até castanho escuro. A cor só vai se definir lá pelos 9 meses. (mamãe tem olhos castanhos e papai, verdes. Apostas?)

Sua gravidez
Estas duas últimas semanas demoram um pouco para passar (é e não é. O fato é que a expectativa aumenta). Mas é um bom momento para dar os últimos retoques no quarto do bebê (desbaratinei. Vai ficar do jeito que está e depois damos um jeito) ou fazer coisas que depois não vai poder fazer: ir ao cabeleireiro, resolver uma questão no banco, rechear os armários para não ter de fazer supermercado tão cedo (fiz as sobrancelhas e lixei as unhas. Conta?)...

 O inchaço nas pernas e nos pés é bem comum nesta fase, ainda mais se estiver calor. Se você inchar de repente no rosto ou nas mãos, ou aumentar muito de peso de um dia para o outro, avise o médico, porque esses são sintomas da pré-eclâmpsia. (só um pouco nos pés e tornozelos)

 Uma toalha embaixo do lençol pode ajudar a evitar manchas no colchão se por acaso estiver vazando colostro dos seus seios (tá, preciso confessar que já andei futucando pra ver se saía alguma coisa. Nada =/). Dependendo, também pode diminuir o desastre se a bolsa estourar no meio da noite (perguntei pro marido o que ele iria pensar se o acordasse de madrugada falando que a bolsa estourou: “Iria me preocupar se molhou muito o colchão”. =/ ).

Uma dica para esquecer os desconfortos - e driblar a ansiedade típica dessa fase - é se concentrar em outras atividades. Você pode, por exemplo, ler sobre o surpreendente trabalho de suas mamas para fabricar o leite materno, o primeiro alimento do bebê, ou sobre células-tronco, um assunto especialmente interessante para as gestantes (sinceramente, já li taaaaaaaaaaaaanta coisa que sobrou pouca paciência. Ainda assim quero ler um livro lindo que chegou ontem e depois comento sobre).

Nenhum comentário:

Postar um comentário