domingo, 4 de março de 2012

37 semanas


Parabéns! Teoricamente o bebê está pronto. Se nascer a partir de agora, não será mais considerado prematuro, e sim um bebê "a termo". (êeeeeeeeeeeeeeee) Mas, quanto mais tempo ele ficar na barriga para ganhar peso, melhor.

Esta semana o bebê está perdendo o lanugo, uma penugem que o cobria até agora. Também perde o verniz caseoso (também chamado de vérnix), que é uma camada gelatinosa que cobria a pele dele para protegê-la. Parte dessa película ainda pode estar lá quando ele nascer. (parece uma manteiguinha) Tanto o lanugo como o verniz são engolidos pelo bebê, e vão formar seu primeiro cocô, uma mistura quase preta chamada mecônio. (o famoso cocô petróleo)

Alguns bebês nascem bem cabeludos, e outros completamente carecas. Saiba no entanto que tanto a cor quanto a textura do cabelo (liso, crespo, grosso, fino) podem mudar depois dos primeiros meses. (acho fofo menino de cabelo de cachos definidos. Se for pela genética, tem chances. Mas a cor, imagino que vá ficar num castanho médio ou claro)

Últimos dias dentro da barriga da mamãe. O bebê sabe disso e está se preparando para adquirir a carinha e o corpo na versão que virá ao mundo. Agora, não ganhará peso como antes, só cerca de 70 gramas por semana. Sinais da maturidade. (engraçado falar em maturidade de um serzinho que ainda nem tem certidão de nascimento)



Sua gravidez

 Você reparou que está respirando melhor? Não é impressão, não, é real e tem uma razão: o bebê se moveu, provavelmente, em direção à pelve. Nessa posição, o pequeno fica com a cabeça voltada para baixo, diminuindo a pressão na parte superior da barriga. Que alívio! (o Pedro ainda não está encaixado, mas está encaixando)

 As consultas médicas tornam-se mais frequentes. Na próxima, pergunte ao obstetra sobre os sinais que indicam o trabalho de parto. Muitas vezes, o que você imagina se tratar de uma contração pode ser apenas o peso da cabeça do bebê no colo do útero. Com algumas orientações, você não terá dificuldade em identificar o momento certo em que o bebê vai nascer. (estamos muito bem informados dessa parte. Cada vez que acordo à noite, torço para a bolsa ter rompido, cada vez que vou ao banheiro, torço por um pedacinho do tampão e a cada contração de ensaio, torço para que engrene, mas nada até agora)

 Enquanto isso, não deixe a ansiedade tomar conta da sua dieta e continue se alimentando de maneira saudável. Também reserve alguns minutos para cuidar de você. Que tal aparar as pontas do cabelo? Inevitavelmente, você será muito fotografada nos primeiros dias após o nascimento. (é, estou meio ogra, mas semana que vem vamos dar um jeito nisso)

É provável que esta semana você tenha dificuldades para dormir. Há pesquisas mostrando que o terceiro trimestre é o pior para o sono da grávida. Dormir quase sentada, com a ajuda de travesseiros, ajuda a aliviar a azia. Leia mais sobre como se alimentar bem neste finzinho de gravidez. (juro que se não fosse a dor de sempre, dormiria feito minha gata que está jogada aqui do lado, na posição mais esdrúxula de todas!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário