domingo, 29 de janeiro de 2012

32 semanas


O pequeno ser, de quase 2 quilos, parece tão distante do mundo... A verdade, porém, é que ele está conectadíssimo com tudo o que acontece do lado de fora. Percebe os ruídos (fizemos um teste de audição meio por acaso no fim de semana passado. Quando o Marcus abriu o portão da casa da minha mãe, que é mega barulhento, o neném deu um pulo) - embora o som seja abafado pelo líquido amniótico - e a mudança na luminosidade dos ambientes onde você está. Aliás, o bebê consegue mover não apenas os olhos mas também o corpo todo: os braços, as pernas e a cabeça (dá pra sentir uma bundinha hora pra lá, hora pra cá). Não é o máximo? Aí está a explicação para os chutes que você tem sentido ultimamente. Seu filho está cheio de energia e não vê a hora de sair para se aninhar nos braços da mamãe (esperamos ansiosamente por este momento).

Talvez você tenha ouvido dizer que os bebês se mexem menos no final da gravidez, mas não é verdade. O que acontece é que os movimentos ficam diferentes (já tenho percebido diferença no tipo de movimento, desde o início Agora está mais para ola de estádio, antes era um saculejo só). Se você achar que o bebê está quietinho demais, coma alguma coisa doce e deite-se. Se mesmo assim passarem algumas horas e você não sentir movimento, procure o médico. Normalmente não é nada, mas é melhor verificar (boa dica! Se encanar algum dia, vou fazer).

Se você está esperando um menino (simmmmmmm), os testículos dele já devem ter descido até o saco escrotal. Às vezes, quando o bebê nasce, um dos testículos (ou os dois) não chegou à posição definitiva, mas não há razão para se preocupar. Os casos de criptorquidia (testículos que não desceram) costumam se corrigir sozinhos até a criança completar 1 ano de idade.

Sua gravidez

Haja coração! Esse órgão, a partir desta semana, trabalha um quarto mais rápido do que o convencional para dar conta do volume de sangue que aumentou cerca de 2,5 litros (Jesuis, é muito sangue!). Esse sangue compensa eventuais perdas que aconteçam na hora do parto. Por causa desse sangue todo, às vezes aparecem sangramentos chatos nas gengivas e pelo nariz (muito raramente aparece alguma coisa no nariz).

Se antes a rotina de exames era mensal, agora será bem mais agitada. Nessas ocasiões, converse com o médico sobre os sintomas que merecem atenção redobrada na reta final. Ele explicará que os sangramentos, as dores de cabeça e alguns tipos de contração podem ser sinais de alerta (ainda bem que não estou tendo dor de cabeça, o que antes da gestação era bem comum).

Ao voltar da consulta, não deixe de conferir os preparativos para a chegada do bebê. Além dos acessórios básicos, você já comprou algum brinquedo para ele? Mime-o da maneira certa, escolhendo o mais adequado para cada fase. Vocês vão se divertir muito juntos (só comprei um brinquedo até agora, que ele vai demorar para usar. Fico em dúvida sobre o que comprar, o que vale a pena, o que não custa um absurdo, qual vai estimular ele positivamente).

Você deve estar engordando cerca de meio quilo por semana, e mais ou menos metade disso vai direto para o bebê. À medida que a barriga cresce, seu centro de equilíbrio muda. Fica muito fácil perder o equilíbrio, cair ou trombar nas coisas (o destrambelhamento em pessoa. Só não está pior, porque passo quase todo o dia deitada). A coluna também sofre. O alongamento ajuda a aliviar a dor nas costas. Uma dor chata na virilha, no quadril ou no osso púbico pode ter aparecido ou piorado (não brinca?!).

As contrações de treinamento podem surgir com mais frequência (só tive uma até agora, mas foi um acidente, digamos assim). Sempre que sentir uma muito perto da outra, procure ir ao banheiro fazer xixi e tomar um copo de água (é o ciclo da vida: xixi, água, xixi, água, xixi, mais água). São medidas que costumam ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário