domingo, 23 de outubro de 2011

18 semanas ou 4 meses e meio

Quem diria... já estamos no meio da nossa trajetória. Parece que foi ontem que acordei determinada a fazer xixi no palitinho. O tempo já passa rápido e nossa fofura nem nasceu, imagina depois que já estiver aqui para nos fazer perder a noção do tempo!

E vamos ao relatório da semana:

Ele cresceu pra valer. Está pesando cerca de 150 g e mede 14 cm – é quase o dobro do tamanho registrado 15 dias atrás (o nosso já está maior: 20cm e 170g). O coração continua batendo em ritmo acelerado, cerca de duas vezes mais rápido do que o da mamãe (loucura isso, neh?!).
Ele já é capaz de sentir e ouvir. Claro que agora tudo o que ele consegue ouvir é a batida do seu coração e os sons produzidos pelo seu sistema digestivo (gente, dentro do corpo deve ser um tropé danado), mas, em breve, vai identificar também barulhos fora do útero e a sua voz.
Quanto ao sexo do bebê, se você ainda tem dúvidas, o mistério acabará em breve (oba! O mistério acabou!). A partir desta semana, será bem mais fácil visualizar os órgãos genitais no ultrassom. Se for uma menina, saiba que o útero e as trompas dela já estão formados. Se for menino, seus genitais podem ser vistos com mais nitidez (e que nitidez! Homens são mais “aparecidos” desde pequeneninhos). Mas talvez o bebê não colabore muito na hora do exame, ficando de lado, meio tímido. Eles são assim mesmo...

Sua gravidez
Ansiosa para a próxima consulta ao obstetra? (sempre, é a hora de conferir se está tudo certo) Para a maioria das gestantes, a resposta é sim. Ir ao ginecologista ou fazer um ultrassom são momentos mágicos na rotina da gestante. Afinal, é delicioso ter uma hora inteirinha para falar sobre a gestação ou ver o bebê, ainda que em branco e preto e por meio de uma imagem borrada (é lindo e a gente fica bem besta). Mesmo assim, os médicos advertem: um ultrassom por trimestre e uma consulta por mês são mais do que suficiente (a gente está fazendo um ultra + uma consulta por mês). Exceção para as gestantes com diabetes ou problemas cardiovasculares, que precisam de um acompanhamento mais constante.
O único momento menos excitante durante a consulta médica é quando se sobe na balança. Falando nisso, como anda o seu peso? (controlado. Dá até para não perceber que engordei 2,4kg) Será que você comeu mais do que deveria ou está inchada (inchaço só nos dias de muito, muito calor ou quando fico um tempão em pé, por enquanto está susse)? Nos dois casos, preocupe-se em hidratar a pele para que ela tenha elasticidade para esticar e não formar estrias (tarde demais, coxa e quadril estão rendados há tempos, mesmo passando várias melecas). Cuide-se para ser uma bela e jovem mamãe (opa! Não vale embarangar só porque teve neném, neh?!).

Fonte: relatório semanal de http://brasil.babycenter.com e http://bebe.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário