domingo, 2 de outubro de 2011

15 semanas

Se pudesse pegar o bebê, ele caberia na palma da sua mão. (imagina que coisa mais fofa!) Esta semana, o feto desenvolve sensibilidade à luz. Tem o rosto totalmente delineado e pode até ficar incomodado se você disparar um flash próximo à barriga. (será que se incomodá-lo com o flash, consigo sentir mexer?) Talvez até resolva se encolher um pouquinho.

Começam os soluços, um movimento precursor da respiração. Não dá para ouvi-los porque o sistema respiratório do seu filho está cheio de líquido, em vez de ar, mas não se surpreenda se conseguir sentir os soluços daqui a algum tempo. (sério?!)

Outra coisa que está se desenvolvendo é o paladar do seu filho. Existem até estudos que mostram que os sabores dos alimentos consumidos pelas mães grávidas acabam indo parar no líquido aminiótico. (resposta à pergunta de semana passada)

Sua pele também é muito sensível, lisa e transparente, porém pode acabar de ganhar uma proteção de uma fina camada de pelos. Após o nascimento, essa penugem vai cair e, aos, poucos, nascerão novos pelos. Nesta semana ele pesa 50g e mede 10cm. (já está maior. Na 13 semana já pesava 63g)

Sua gravidez
Você está curiosa para saber o seco do bebê? (aham, quero comprar o enxoval, providenciar lembrancinhas, bater o martelo no nome...) Então, anime-se: entre a 15 e 18 semana de gestação, já é possível ver se está esperando um menino ou uma menina. (vamos resolver isso na consulta do dia 17) Ou melhor, isso vai depender da posição do pequeno - às vezes eles cismam em fechar as perninhas e não deixam ninguém olhar ali. (vai ficar fazendo tipo bem agora?) E que tal um revigorante banho de sol matinal? Nada impede você de continuar bonita, bronzeada e em forma durante a gravidez. Mas não se esqueça do protetor solar e evite se expor entre as 10h e as 16h. (prefiro um passeio matinal com as cachorrinhas) Os raios solares também vão ajudar o seu corpo a produzir a vitamina D, um nutriente que melhora a absorçãao de cálcio. Esse mineral vai garantir dentes fortes e ossos saudáveis para mãe e filho. (cálcio, vem ni mim!)

2 comentários:

  1. O bebê precisa saber que está proibido de fechar as perninhas!
    Não esquece do todinho, que a Edi falou pra ele ficar agitado, hehehe!
    beeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Funcionou!! foi só dar glicose pro garoto que ele ficou agitado, rsrsrs...

    ResponderExcluir