domingo, 16 de outubro de 2011

17ª semana


Tem mais carinha de neném, neh?!

Ele cresce rápido e se movimenta mais. Tem apenas 12 cm, mas seus bracinhos e pernas já estão suficientemente longos para se mexer com agilidade (ai gente, que fofo!). Mas não se preocupe. O “cinto de segurança” do bebê está firme. O cordão umbilical, que o mantém ligado à placenta, ficou mais resistente e fino (cada vez mais independente minha fofurinha).

O corpo do seu pequeno ganha, agora, mais tecido adiposo, células gordurosas que vão ajudar a manter a temperatura dele equilibrada (e daqui há 30 anos, vai querer nunca ter passado por essa fase, porque as células adiposas estarão bem presentes). A pele parece menos transparente. No entanto, os vasos sanguíneos ainda são visíveis.

Nessa semana, os olhos do bebê passam a olhar para a frente, em vez de para os lados (meio monstruoso esse detalhe, mas tudo bem), as orelhas estão praticamente na posição certa e a cartilagem que vai se tornar o esqueleto está prestes a endurecer.

Sua gravidez

Uma semana emocionante! Muitas mães relatam que começaram a sentir o bebê a se mexer justamente na 17ª semana (gente vamos fazer torcida para o neném mexer até o próximo domingo?). A sensação é como se “bolhas de gás” delicadamente estourassem dentro da barriga. Os toques e movimentos da criança são bem delicados, mas estimulantes o suficiente para que você coloque as mãos na barriga, mesmo inconscientemente.

Uma pausa: no último fim de semana, estava firme e forte na operação “sentir o neném” e fiquei um tempão com as mãos na barriga e concentradíssima. Senti uma coisinha do lado direito do umbigo. Falei pro marido que nãos sei se são gases ou o nosso neném resolveu aparecer. Torcemos pelo segundo, com muita ansiedade =)

Logo os chutes se tornarão inconfundíveis. Para que ele continue com essa energia toda, não deixe de manter hábitos saudáveis: tente dormir bem (é deitar na cama que capoto, não dá cinco minutos) e continue a incluir vários nutrientes em seu cardápio diário. Evite cigarro (ok) e álcool (ok) e controle o consumo de café (uma colher de café solúvel com leite pela manhã tá bem normal).

O segundo trimestre também é ideal para cuidar dos dentes e ir ao dentista para saber como se prevenir de qualquer problema dentário. Então, arranje um tempinho na sua agenda (já fui, fiz limpeza e voltarei em fevereiro pra mais uma olhadinha. A dentista falou que tenho dentes saudáveis e ótima higiene - "si achei"). E a ginástica? Em que pé está (opa! Hidroginástica duas vezes por semana)? Nenhum? A gravidez pode servir como um bom incentivo para cuidar mais do corpo e fazer atividades físicas. Se isso aconteceu com você, invista nelas, mas não sem antes se informar sobre as modalidades mais recomendadas para as gestantes. Hidroginástica, ioga e Pilates estão na lista.

Fonte: relatório semanal de http://brasil.babycenter.com e http://bebe.abril.com.br 

2 comentários:

  1. Oi querida, tenta de novo. As vezes quando você abre a página ela não carrega os seguidores, ai você tenta de novo...É regra do sorteio...Obrigada pela visita, beijos!
    www.minhapequenamaria.com

    ResponderExcluir
  2. Bruna, estou louca ou o ultrassom novo é esta semana?
    E estou na torcida para que o bebê comece a pular, viu?

    ResponderExcluir