sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

[mais uma] Angústia

Preciso contar. Provavelmente não vai resolver muita coisa, mas colocar pra fora sempre ajuda e é por meio do blog que tenho contato com muita gente que gosto.

Depois da novela de visitação a hospital, discussão de procedimentos e tal, estava decidida: teria o nosso filho num lindo parto domiciliar. Tinha certeza disso. Já conhecia a equipe que faz isso em Maringá que fica só há 90km de distância. Achei que seria tranqüilo acertar tudo. Comprei uma piscina inflável e me preparei muito, mas muito psicologicamente. Só que era final de ano e decidi esperar para ligar para a equipe no início de 2012. Logo de cara a enfermeira obstetra já descartou, pela distância. Não poderia fazer um atendimento a contento, está mexendo com o mestrado e talz. Meu mundo veio ao chão, mesmo.

Liguei para a doula (a única que topou até agora), comentei dos outros nomes de enfermeiras que atendem PD lá e a que liguei era a única que tinha mais possibilidade. Isso foi num sábado à tarde. A partir daí, foi só angústia. Sabe quando você tenta se concentrar em outro assunto, você pode até falar de outro assunto, mas o que está na sua cabeça é outra coisa? Então.

Sei que acordei às 4h e nada de dormir. Resolvi apelar para a rede de contatos: conhecidas grávidas, conhecidas formadas em enfermagem e acabei achando uma professora da faculdade de enfermagem daqui que tem especialização em enfermagem obstétrica. Acho que é esse o nome. Santo facebook!

Nesse momento, o que tinha na cabeça era: ter o parto domiciliar lindamente, como tanto quero ou, em último caso, ter alguém para acompanhar a evolução do trabalho de parto, de forma que quando estivesse com uns 9 de dilatação (neném costuma nascer com 10), iria para o hospital. Aquele mesmo que não me deixaria curtir o trabalho de parto perto do meu marido e que não tem estrutura humanizada. Só que está longe de ser o MEU ideal. Ainda correria o risco de episiotomia desnecessária, de procedimentos que não quero com o neném, de ouvir o que não preciso da equipe, de ser obrigada a parir deitada e sempre tem o fantasma da cesárea.

Terminou que a professora respondeu que estava de férias e tal dia estaria na cidade. Esse dia Foi há dois dias. Tentei me controlar e não mandar mais mensagens, mas não agüentei. Cada pessoa que para aqui em frente de casa, acho que é ela. Cada vez que chega mensagem (e é a TIM falando do infinity), acho que é ela. Mas não é. Tudo bem, a pessoa não tem obrigação nenhuma de nos atender. É que estou realmente muito, mas muito preocupada com isso.

Daí que não sei o que fazer. Infelizmente vejo cada vez mais longe a possibilidade de termos o nosso PD. Hospital parece inevitável, mas não quero, não quero, não quero!

Estou com medo desses sentimentos, porque criei uma rejeição (que já existia, mas aumentou) muito enorme a hospital. Se começo a pensar em como seria nossa hora lá, chega a dar um negócio ruim... Será que estou supervalorizando? Mas é a MINHA saúde, porque não pode ser com o respeito que mereço?

Ai gente, tá foda. Não queria contar nada disso, queria guardar para depois de o neném nascer, para um relato de parto bem emocionante e com final feliz, mas não estou agüentando.

Sinceramente não sei o que faço agora. Se consulto uma outra indicação de médico de CM que seria mais a favor do PN (mas ainda assim, tem o bendito hospital), se vou em um GO em Maringá, se simplesmente faço o pré-natal aqui e vou ter o neném com plantonista no HUM, onde tem uma estrutura semi-humanizada... Queria decidir, queria me livrar disso para pensar adiante, em amamentação, em cuidados com o neném. Mas não consigo. Já sugeriram até alugar uma casa em Florianópolis e ter com um pessoal de lá que é bem famoso por PDs. Seria lindo, se não fosse tão longe e agora o $ não dá. Na verdade queria muito ficar onde estamos, onde moramos.

Acho que de todos os blogs de maternidade, o meu é o mais trágico =/ Me desculpem. Se quiserem voltar daqui uns três meses, acho que a leitura será mais agradável.

4 comentários:

  1. Puxa Bruna!
    Eu não sei exatamente que conselhos práticos poderia te dar. Posso é falar um pouquinho da minha experiência. Como vc viu lá no blog (aliás ainda estou devendo o final do relato de parto), eu queria muito PN hospitalar, mas não entrei em TP. E a um dia da 42ª semana acabei com uma cesárea depois de dez horas de indução local que não produziu nadica de dilatação.
    O que foi essencial no meu caso foi confiar muito no meu médico. A indução foi bem chata, levei um susto quando decidimos pela cesárea, mas no fim tive um parto bacana e consegui passar por tudo numa boa, guardando com muito carinho os momentos desse dia. Eu estava nas mãos do médico, sabe? E assim eu me sentia amparada. Mas enfim o que posso te sugerir é o seguinte: tenha alguém de sua total confiança a seu lado. Seu GO, um GO de Maringá, ou a doula de Maringá ou sei lá. Se não tiver jeito e seu parto tiver mesmo que ser hospitalar, essa pessoa pode atuar com um guardião, um bloqueio entre você e tudo que te põe medo em um hospital.
    SE for o caso, consulte-se com um GO humanizado, mesmo que ele não vá te acompanhar, pra ver o que ele sugere na sua situação.
    Mas, olha, quando eu estava grávida eu pirava muito pensando no parto, o que é importante e fundamental e tudo mais. Mas hoje vejo que ele é só o comecinho da história. Fico um pouco frustrada por não ter passado pelo TP e pelo PN que eu tanto queria. Mas foi assim que aconteceu e, agora, com meu filho no colo, é um parto por dia, uma emoção nova a todo instante.
    Não sei se te ajudei, ou confundi.
    Espero ter ajudado.
    Já não basta sua dor de estimação, agora essa preocupação, né?
    Vou torcer muito por você aqui de longe.
    Um abraço forte! Fique bem!

    ResponderExcluir
  2. Bruninha, não tenho experiência nenhuma para te passar...o que posso fazer é orar para Deus te dar paz nas suas decisões. Pq imagino que é o que vc mais queira, ter paz e a certeza que seu parto vai ser lindo...bjus!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bruna, acompanho o seu blog há algumas semanas e tb estou grávida, só que de uma menina e de 21 semanas! Será minha 1a filha. Ainda tenho um tempinho até o parto, mas é lógico que penso nele desde o 1o dia que soube da gravidez!! hehe
    Mas sabe, eu fui relaxando um pouco mais com relação a esse assunto. Deixa eu explicar.
    Quero muito ter um parto normal, mas quero com anestesia e em hospital. Minha médica é a favor de parto normal, mas não faz parto domiciliar. Para mim está ok, eu nunca quis também.
    Mas a minha percepção de uns tempos pra cá é que as grávidas super valorizam esse momento. E faz sentido... para uma grávida, nada é mais importante que o momento do nascimento, mas a partir do momento que a gente se tornar mãe eu acho que isso acaba dando lugar a tantas outras coisas!
    Não tenho dúvidas que será super emocionante, que é um momento único na vida do casal e do Bebê, mas como a Genetriz falou aí em cima é só o comecinho da história... Hoje eu acho que só vou saber de verdade como vai ser na hora... Estou me preparando para a dor, para tomar a anestesia só mesmo quando for insuportável e tentar um parto normal, mas não quero que isso seja algo que vai me frustrar depois... Se a dor for demais, se o tempo for demais, se estiver cansada demais e acabar querendo uma cesárea isso em nada vai mudar o fato de que é o nascimento da minha filha e, seja do jeito que for, será muito, muito, muito especial!

    Tat

    ResponderExcluir
  4. Bruna!!! Eu passei por algumas angústias durante estes quase 8 meses..
    E posso afirmar que mesmo sendo assuntos diferentes do seu, sofri muitoooo por ter que na maioria das vezes renunciar a minha escolha!! (como doih isso!!)

    Quando estou assim... nesta fase de angustia e indecisão...
    Quando parece que o mundo conspira contra (rs) e eu não vejo uma luz no fim do túnel...Acabo na Igreja ( geralmente lá na Vila Carolo que amo!!!) parece que ninguém mais me entende , sabe??? E prefiro ter um papo com ELE ...onde acabo chorando e desabafando e por fim me sentindo mais leve... tento dividir o peso...e sempre acaba dando certo...
    Espero que eu tenha ajudado... ;) Torço muito por vcs!!!

    ResponderExcluir