domingo, 15 de janeiro de 2012

30 semanas


Quando você sai de um lugar escuro e entra em outro iluminado, seu bebê percebe a diferença de luz. As retinas estão bem evoluídas e o bebê, mais sensível aos sentidos. Aproveite e acaricie a barriga - ele vai vibrar de alegria (ele dá mexidinhas quando acaricio a barriga). Com um pouquinho de sorte, o pequeno poderá até retribuir o chamego, esticando pés e braços em direção à barriga. Quanto ao paladar, o único sabor que o pequenino experimentou até agora foi o do líquido amniótico, que ele engole e inala continuamente. De acordo com os pesquisadores, essa substância é adocicada, ou seja, tem o gosto de infância.

Seu bebê flutua dentro de quase meio litro de líquido amniótico. A quantidade de líquido vai diminuir com o passar das semanas, à medida que o bebê vá ocupando quase todo o espaço disponível.  

Sua gravidez

Impossível não ver sua barriga à distância (impossível, mesmo). Nesta semana, provavelmente ela alcançou os 30 cm de altura. Pegue a fita métrica e confira (como meço isso?). Grandona! Suas pernas que o digam, pois elas sentem ainda mais o peso do bebê. As cãibras (sim, mas já aprendi, é só ter cuidado quando espreguiçar) e os inchaços em pés, mãos e rosto podem aumentar (pés, mas de leve). Isso acontece porque há uma grande quantidade de sangue circulando pelas veias, e seu retorno ao coração nem sempre é fácil.

Evite ficar em pé por muito tempo e continue calçando sapatos baixos (nem precisa falar duas vezes. Usaflex é tudo na vidade uma gestante!). Recomenda-se que mulheres com predisposição a varizes usem meias elásticas e mantenham as pernas elevadas sempre que possível. Aproveite a próxima consulta ao obstetra para mencionar esses sintomas e também retome o assunto sobre o parto. Dedique também um tempo para as lembrancinhas da maternidade (vamos usar as mesmas do chá de baby). É bom que esses preparativos já comecem a ficar prontos (olha a pressão novamente!).

Assustada por ter engordado muito esta semana? Neste mês, as grávidas ganham entre 1,5 e 2 quilos, e é absolutamente normal engordar cerca de meio quilo por semana no último trimestre (nossa! Tudo isso? Nem tenho idéia de quanto engordei por último. Mas quinta-feira tem consulta... vamos ver).

Seu bebê está exigindo o máximo de nutrientes para crescer tudo o que pode antes de nascer. E sua barriga vai ficando cada vez maior. Tem gente que adora, tem gente que detesta (eu gosto, mas tem horas que me acho estranha, redonda, grande, desajeitada...).

2 comentários:

  1. Ehehehe... tem dia que parece que ja da diferença ao ver de manhã e depois no fim do dia... O.o =)

    ResponderExcluir