segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Nosso chá

Oie! Vivos e inteiros, apesar de semanas sem postar. Isso porque nesse meio tempo tivemos mudança de casa, uma nova dor que apareceu para acabar com a minha alegria e me fez até repensar a gravidez e... é claro: os preparativos para o nosso chá de bebê.

Já falei isso, mas preciso insistir na ladainha: não gosto de chás. Bebê, panela, cozinha, nem nada. Só aqueles de saquinho que você toma no inverno. De resto, acho muito monótono, chato mesmo. Por isso quando o marido resolveu (sim, ele resolveu e sobra tudo pra gente fazer) que faríamos, fui logo tratando de encontrar um formato menos convencional, senão não dava...

Então foi assim: um almoço (churrasco) para homens, mulheres e crianças. Já escolhemos uma associação que tem brinquedos para os pequenos, assim todo mundo conseguiu curtir.

A regra foi Do it Youtself total. Não queríamos gastar horrores, por isso a decoração e organização das brincadeiras ficou por minha conta, as fotos por conta da cunhada, a comida por um amigo nosso e os bolinhos pela minha mãe que já faz isso profissionalmente há anos. Ah! A minha amiga Priscila ajudou na apresentação das brincadeiras, porque ficar em pé o tempo todo estava impossível para a mamãe aqui.

Vamos aos detalhes:

- para os centros de mesa, usamos petisqueiras de origami com amendoins doces e salgados. O tutorial para a dobradura está aqui. Usei papel para scrapbooking, que já é mais grossinho e vem no formato que precisava: 30cm x 30cm. A intenção era dar um coloridinho na mesa e os convidados terem alguma coisa para beliscar antes da refeição. Também no esquema das cores, usamos guardanapos de papel coloridos. Os pratos marrons não foram bem uma escolha, mas a gente não pode escolher tudo...

- apesar de ser um almoço, senti a necessidade de fazer um cantinho mais “chá”, por isso encomendei dois bolos de grande aceitação da minha mãe. Apesar de estarem em formas de bolinhos, foram simplesmente cortados em quadrados, porque para essas receitas, conseguiríamos manter a umidade dos bolos por mais tempo assim. Nem preciso dizer que ficaram deliciosos. Para dar um charminho, plaquinhas com o sabor de cada bolo e a carinha que usamos no convite, só para fazer graça, mesmo.

- na cortina atrás da mesa, bandeirolas impressas em papel de desenho 130g e presas com barbante.

- para acomodar os presentes, o berço desmontável que herdamos de uma priminha.

- na entrada, montei a árvore genealógica do Pedro, mas apenas com fotos nossas, e dos nossos pais crianças. Se nossos avós tivessem fotos assim, também iriam para a arte, mas infelizmente não tem. O legal disso é que além de todo mundo ver como éramos fofos, rolou uma especulação sobre como vai ser o nosso neném. Reforçamos a teoria das bochechas.

Daí tivemos as seguintes brincadeiras logo após o almoço:

- Qual é a música? – preparei uma seleção de músicas infantis com clássicos como Ciranda, Cirandinha, Superfantástico, Doce Mel e Resposta da Mariquinha. A gente tocava um pedaço, a pessoa que soubesse o nome, ia até na frente para falar no microfone. Quem acertava, ganhava um pirulito. Interessante que quem mais participou foram as mães, que mandavam os filhos menores ou corriam elas mesmas. O prêmio foi um pirulitão e no final tinha gente até com a testa melada de açúcar e corante. =)

- Mamadeira de Coca-Cola – chamamos até a frente apenas os homens fortes, os machos, muito machos, mas não dissemos o que queríamos deles. Então cada um recebeu uma mamadeira cheia de Coca-Cola. Ganhava quem bebesse tudo em menos tempo. Foi a sensação da tarde! Juntou um monte de esposas ao redor para tirar fotos. De prêmio, um pirulitão. Como consolação, todos puderam levar a mamadeira consigo. Achei uma de R$ 0,75... altamente não recomendada para crianças, heheheh

- Bingo e abertura dos presentes – a hora temida, porque ao mesmo tempo que abrir presente é uma delícia, esse negócio de mico, rabiscar o outro e se matar para adivinhar, definitivamente não é com a gente. Então preparei uma cartelinha de bingo que ao invés de números, tinha os possíveis presentes. Conforme a gente abria um pacote, a pessoa riscava a cartela. Assim o foco deixa de ser o mico dos pais e passa a ser os brindes que podem ganhar. Teve um kitzinho da Natura para a primeira diagonal, outro para vertical ou horizontal e um kit de produtos importados meio natalinos para a cartela cheia. Foi bacana ver o pessoal atento para marcar tudo, o marido perdendo o medo do microfone e todo mundo se divertindo. Claro que nem tudo o que tinha na tabela, a gente ganhou, por isso no final apenas sorteamos papeizinhos, até alguém bater.

O pequeno porém foi que montar tabelas de bingo para 100 pessoas manualmente é um negócio meio complicado, ainda mais para alguém sem a mínima experiência em bingo. Lógico que fiz a maior bagunça e no final, ficaram umas 30 pessoas com a cartela igual. Foi trágico, mas engraçado. Daí pegamos a cartela de quem estava quase, cada um colocou o seu nome e fizemos um sorteio. Apesar do erro não ter sido nem um pouco planejado, acho que foi o momento mais engraçado.

Cleozinha dando uma conferida. A aprovação dela também é importante!

De lembrancinha, optamos por um brinde que costuma ser mais utilizado em eventos corporativos, mas achamos fofo e com um precinho camarada. Não tem foto, mas colocamos na saída do salão um vaso cheio de lápis e um aviso “Pegue sua lembrancinha”.

Resultado do nosso chá: uma perna que doía muito, dois pés inchados para caramba, um montão de presentes lindos e fofos (outro dia mostro detalhes de alguns), papai e mamãe aliviados, avós felizes por terem participado da primeira festa do netinho e convidados que puderam ter um almoço diferente que não demorou muito. Acho começou 12h e terminou 14h30. Deu para todo mundo ir para casa e assistir o jogo do Corinthians =)

Um comentário:

  1. Papais!!!

    O Chá do Pedro foi maravilhoso!! Super original!!!

    Adoramos!!!

    Angel e Cassius

    ResponderExcluir