domingo, 13 de novembro de 2011

21 semanas

Seu filho é único e a natureza imprime marcas que revelam essa peculiaridade. Nos seus minúsculos dedos, por exemplo, apareceram vários sulcos, que, em breve, darão origem às impressões digitais. As pálpebras começam lentamente a se abrir. É como se o bebê quisesse conhecer aos poucos o mundo que o acolhe. O aparelho digestivo já trabalha a pleno vapor. Parte de suas engrenagens, como o intestino delgado, começou a se desenvolver cedo, por volta da sétima semana. Agora foi ativada outra de suas peças, o intestino grosso, por onde passa uma parte do líquido amniótico, que o feto está continuamente engolindo. (caca ele faz desde cedo, né?!)
O bebê deve estar com 27 centímetros do alto da cabeça até o calcanhar. (ai que curiosidade de ver o próximo ultra) As sobrancelhas e pálpebras estão totalmente formadas, e ele já tem unhas. (já reparou como nenéns nascem unhudos e, às vezes, unhados?) De agora em diante, tudo o que você disser, o bebê escuta, então aproveite para falar, cantar ou ler em voz alta para ele. (papai adorou essa parte. Fica no maior papo e cheio de segredinhos com o neném)
Serve qualquer tipo de livro: dos clássicos infantis até algum que você esteja lendo no momento. O importante é que ele sinta o ritmo da sua fala. Nem todo mundo se sente confortável lendo em voz alta -- se for seu caso, não tem problema. (devo dizer que de vez em quando me sinto meio estranha falando “sozinha”)

Sua gravidez
Com a proximidade do terceiro trimestre, dá vontade de comprar tudo: outras roupas para gestante (afinal você tem mais de vinte semanas pela frente), lindos conjuntos para o bebê, passando pelos itens da decoração do quarto e, é claro, os acessórios (tantos e tão caros). Calma! Mais importante do que ter tudo de uma só vez, é planejar os gastos para se manter financeiramente saudável. (dá. Tudo. Por isso passo meio longe de lojas infantis, pelo menos até ter mais espaço para guardar tudo. Acho que nos mudamos semana que vem!) Não é só a conta corrente que precisa se manter saudável: você também. Então, na próxima refeição, que tal comer peixe? Ele é rico em ácidos graxos ômega-3, um nutriente muito importante para as gestantes. Quanto à sua beleza, há muito o que fazer. Talvez, a dica mais importante seja esta: use protetor solar todos os dias e, se for possível, repasse-o na hora do almoço. A pele da gestante está mais suscetível a manchas, que podem ser evitadas se você proteger a pele. (estou usando desde o comecinho. Morro de medo de ficar manchada. Mas nesse calorão dos últimos dias me sinto meio melada.)
Prepare-se para se ver meio desajeitada durante a gravidez. (desajeitada? Torci o pé e caí de joelho no meio da rua e em três dias, cortei o dedo fazendo o almoço duas vezes. Precisa de mais?) Você está mais pesada, o centro de gravidade do seu corpo mudou com o crescimento do útero e seus dedos e outras juntas estão mais frouxos devido aos hormônios da gestação. Tente prestar atenção por onde anda e despeça-se por enquanto dos saltos altos, se ainda não fez isso. (não uso mais, até porque o pé fica mais inchado) Eles dificultam o equilíbrio e podem provocar dores nas costas. (o ciático do lado esquerdo tá foda. Mas rola um rodízio: um dia as costas, outro o quadril e outro o joelho. E cada vez que chego em casa são 52 degraus...)

Fonte: relatório semanal de http://brasil.babycenter.com e http://bebe.abril.com.br

2 comentários:

  1. Não vejo a hora de mudarmos para a casa nova, principalmente pelos degraus da atual, ninguém merece, principalmente você. =) :****
    Te amo meus nenéns! ;)

    ResponderExcluir
  2. Ai que lindo que é de ver marido grávido...

    ResponderExcluir