quarta-feira, 30 de novembro de 2011

23 semanas

Post atrasado, porque nossa semana vira no domingo. Mas ainda assim está valendo:


Três novidades deliciosas marcam esta fase. Os olhos do seu filho começam a se mover. São movimentos rápidos, como aqueles que ocorrem durante os sonhos dos adultos - um bom treino para olhar tudo com muita atenção quando vier ao mundo (esse tipo de detalhe só me deixa mais ansiosa. Qual será a cor dos olhos do nosso filho? Fizemos contas [nada exatas] e achamos que tem chance de serem verdes).

A outra boa notícia é que ele já pode ouvi-la melhor. A partir desta semana, ele percebe com mais exatidão os sons, em especial os mais graves, difere os ritmos de fala e, claro, distingue melodias. Eis uma ótima oportunidade para cantar e contemplá-lo com músicas (ixi, não sou de cantar, mas prometo que vou ler pra ele e escutar música. Tá bom assim? Acho que ele vai preferir o gogó da Ana Carolina ao meu, se é que você me entende).

Outra importante evolução: o pâncreas, finalmente, foi ativado. O órgão, que começou a se desenvolver por volta da nona semana, recebeu os últimos ajustes e está pronto para produzir o hormônio insulina. Essa peça vital no corpo humano será encarregada de manter a glicose sob controle no sangue da criança toda vez que ela ingerir qualquer alimento, inclusive as guloseimas que ele tanto irá adorar (que mamãe vai segurar muito bem pelo menos até os dois anos, se tudo der certo).

O bebê tem cerca de 29 centímetros do alto da cabeça até o calcanhar. Os vasos sanguíneos do pulmão estão se preparando para a respiração e para que o bebê engula normalmente, embora ele só vá eliminar as primeiras fezes após o nascimento, exceto em casos extraordinários (é o cocô verde, eca!).

Neste momento o tom da pele dele é rosado, independentemente da cor que terá no futuro, e ela está toda enrugadinha. A pele é tão fina que daria até para ver as veias por dentro do corpo (imaginei um molusquinho). A cor da pele do seu filho só vai se estabelecer de fato durante o primeiro ano de vida (mãe – amarela, pai – rosado).

Sua gravidez

Você ganhou uma linda barriga, que cresce a cada dia e requer muitos cuidados (linda, porém estranha. Cresce, porém me assusta. Cuidados, porém creme de anti estrias é caaaaaaaaaaro que é uma coisa). Como toda mãe, a essa altura você já deve ter sacado uma fita métrica para conferir o quanto ela se expandiu (sabe que não? Acho que é porque não tem em casa =P). Até agora, seu útero deve ter alcançado 22 cm. Nos últimos dias de gravidez, a altura uterina pode chegar a 40 cm (fiquei chocada). Conforme a barriga cresce, a pele coça e as estrias podem aparecer (até senti umas coceiras esses tempos. Achei meio estranho, pensei que fosse alergia a alguma coisa, então tá explicado). Alguns cremes são indicados para prevenir as coceiras e, de quebra, evitar essas marcas (as coceiras não chegam a incomodar. É coisa pouca. O médico recomendou um chamado Luciara, que compra na farmácia. O negócio é feito pela Bayer. Meu!! Bayer faz defensivo agrícola!!! Mas se é Bayer, é bom. Ok. Detalhe que o negócio parece piche. Tem uma textura mega grossa, nunca vi um creme assim. Deve funcionar...).

Com peso extra, suas costas devem estar reclamando (reclamando? Estou com sério problema de coluna que afetou minha virilha. NÃO CONSIGO ANDAR DIREITO, dói pra andar, pra sentar, pra deitar, pra ficar parada, para me movimentar, ou seja. Fodeu. Parei de dirigir e de fazer 90% das outras coisas. Remédio não faz nem cócega, só a bolsa de água quente e a fisioterapia dão uma aliviada momentânea. Pensar que vai ser assim até março..). Para acalmá-las, use sapatos de salto baixo e evite ficar sentada ou deitada por muito tempo. Outra dica: quando sentar, use um suporte para manter os joelhos mais elevados que os quadris. Uma alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, contará pontos a favor de seu bem-estar e de sua beleza (Tá, já deu esse papo de vitaminas e minerais. Toda semana é a mesma coisa!).

Pode ser que sua gengiva sangre um pouco ao escovar os dentes -- uma reclamação comum das grávidas (assim como sangramento no nariz). Os hormônios da gravidez podem provocar inchaço e inflamação das gengivas (gengivite), o que leva ao sangramento (não tá sangrando, mas tá sensível. O nariz também reclama se fico tempo sem fazer inalação).

O que fazer? Escove os dentes com uma escova de cerdas bem macias e passe o fio dental com bastante delicadeza. Se você não tiver esses cuidados, a gengivite pode piorar e virar uma periodontite, uma doença mais séria que atinge o osso e outros tecidos que sustentam a gengiva.
 

Para manter a contagem, segue o relatório de 22 semanas:


Ele já tem cílios e muito mais: sobrancelhas, pálpebras, lábios e brotos dentários, que darão origem aos dentes. Isso quer dizer que o rosto do seu filho tem uma fisionomia definida. Seu bebê já se parece mais com um recém-nascido em miniatura. As unhas também já estão bem formadas e crescidas, cobrindo as extremidades dos dedos. E o cérebro continua em acelerado e constante desenvolvimento, que prosseguirá, em alta intensidade, até os 5 anos de idade da criança. A pele, entretanto, está toda enrugada, mas logo mudará. Afinal, ela terá de se esticar para acompanhar o crescimento do bebê.


Fonte: relatório semanal de http://brasil.babycenter.com e http://bebe.abril.com.br

Um comentário:

  1. Menina.. eu to besta com essa expansão vapt-vupt da nossa barriga. Esse Luciara é o queridinho dos médicos, mas custa uma pequena fortuna.. aqui em Londrina em torno de 80 reais e é pra durar um mês... ou seja, eu to me socorrendo de genéricos mesmo, que usavam antes da Bayer virar a cabeça dos obstetras, rsrsrsrs.
    Uso o Maternitè, que é um tanto mais barato e só agora que tá no fim do primeiro frasco e comprei um lá nos Paraguas, St.Ives Anti-Estria, que custou U$5,00 (deveria ter trazido um lote, mas fiquei com medo e trouxe só um). Ainda faço outra gambiarra, rs: passo esses de gravidez só na parte que cresce: barriga e lateral, seio, bumbum e coxa. No resto, uso os normais.
    Vc tb deve ter recebido mil receitas caseiras né? Não pus nenhuma em prática. Uma amiga usou creme Nívea (azul), misturado com Hipoglós e óleo de amêndoas (receita da GO dela). Baratex, mas deve grudar que nem cola.
    Essas dores nas costas e nos pés são um saco e deixam a gravidez bem menos divertida. Tenho conseguido dormir só com travesseiro no meio da perna. Acho que tive perda muscular durante o repouso pq elas começaram cedo demais pro meu gosto. Tb to indo atrás de uma fisio.
    Comecei a pegar birra do prêmio consolação: 'mas não se preocupe, mamãe; tudo isso dura só alguns meses'. Alguns meses??? A gente deveria ficar feliz?! 'Ah! Se é SÓ até março/abril, então tudo bem =D'.
    Ah! E só pra constar mais uma coincidência: nossa semana também vira nos domingos!
    Hoje me empolguei né :P, desculpa, rsrsrs.
    Um beijo pra vocês!

    ResponderExcluir