domingo, 18 de setembro de 2011

13 semanas

Se pudesse olhar as mãozinhas do bebê agora, as linhas ondulantes que formam a impressão digital nos dedos chamariam a sua atenção. (como será que é "escolhido" o desenho da impressão, já que cada um tem uma?) Você também notaria veias e órgãos por baixo da camada de pele bem fina que recobre o corpo nesta fase. (que nem peixinho?) Mesmo assim, o bebê ainda é bem pequeno, mais ou menos do tamanho de meia banana. (depende, tem uns bananões no mercado de vez em quando...)

Começa uma nova etapa, o período de maior instabilidade terminou. O bebê está prestes a dobrar de tamanho e os rins já trabalham com força total. Agora seu filho consegue urinar perfeitamente – o líquido amniótico que ele vem engolindo já é excretado pelo seu próprio aparelho urinário. (ou seja, AINDA mais xixi pra mãe) A cabeça, que estava desproporcional ao tronco, vai dar uma pausa no crescimento. Chegou a vez de o resto do corpo ganhar volume. (já repararam que criança lá por 1 ano é bem cabeçuda?)

Para a mamãe:

Acredite: já se passaram três meses desde o dia da fecundação. (férias de julho foram bem aproveitadas!) Marque essa conquista no diário da sua gravidez. (to publicando no blog, é um diário)

A fase mais crítica terminou, mas os cuidados continuam. A vitamina B12, presente em todos os alimentos ricos em ferro, é muito importante no estágio em que você se encontra, pois contribui para a formação dos glóbulos vermelhos, evitando a anemia. (estamos cuidando da alimentação e tomando suplemento) Se for viajar, confira com o médico se está tudo bem. (não sei se isso vai acontecer) Lembre-se de que você vai precisar de algumas pausas no caminho para ir ao banheiro, já que a vontade de urinar é mais frequente na gestação. (desde antes da gestação, né?!) Procure não ficar sentada por muito tempo para evitar dores e cãibras. (ainda não tenho esses problemas) E leve água de coco na bagagem para o caso de se sentir enjoada durante a viagem. (água de coco é excelente em qualquer situação) Quando chegar ao destino final, coloque as pernas para o alto – isso ajuda a reduzir os inchaços. (quinta percebi meus pés levemente inchados, mas era tão pouco que não incomodava)

A falta de energia e de libido já ficaram para trás? Tomara que sim. (a disposição melhorou, mas ainda não estou subindo pelas paredes, não) É por isso que algumas mulheres chamam o segundo trimestre de lua-de-mel da gravidez. (uau!)

Curta esta nova fase da gravidez mais tranquila, afinal a parte mais difícil de desenvolvimento do bebê ficou para trás. (pode deixar)

Fonte: relatório semanal de http://brasil.babycenter.com e http://bebe.abril.com.br

2 comentários:

  1. Ai meu Deus, se você já era furada, agora grávida então! Imagino a gente indo pra SP e vc parando em todos os Graal da Castelo. Na ida e na volta rsrs

    Pri

    ResponderExcluir
  2. Pri, meus rins funcioooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooonam!!!

    ResponderExcluir