domingo, 11 de setembro de 2011

3 meses ou 12 semanas (êeeeeeeeeeee!!!)

Morando num casulo pouco maior do que uma bola tênis, seu futuro bebê dobrou de peso nos últimos 15 dias (agora a gente acha bom, mas fala em dobrar de peso aos 20 anos!). Agora está com 14g e mede cerca de 60 mm. Suas cordas vocais também estão em formação (tomara que tenha uma voz bem linda). Os dedinhos se alongaram e se separaram e as unhas começaram a crescer (por isso que alguns nenéns nascem super unhudos!.

O rosto do bebê está mudando. Os olhos, que antes ficavam nas laterais da cabeça, estão mais juntos um do outro (importante, neh?!), e as orelhas estão praticamente na posição definitiva. Nesta fase, os tecidos e os órgãos que já se formaram crescem e amadurecem rápido. O intestino, que antes era só uma área inchada do cordão umbilical, começa a entrar na cavidade abdominal (a tal da vesícula... meio estranho isso, mas funciona assim mesmo).

Seu filho já tem alguns reflexos, como, por exemplo, reagir quando você encosta na barriga, mesmo que você ainda não perceba (ai gente, fiquei emocionada quando li essa parte!). Outro reflexo que já está presente, muito importante para depois do nascimento, é o de chupar (mamar para crescer, neh?!). Dentro da bolsa de água, ele consegue piscar, mover os dedos, abrir a boca e até ensaiar seu primeiro xixi (se for mijão que nem a mãe...), uma vez que os rins estão quase totalmente formados.

Fonte: relatório semanal de http://brasil.babycenter.com e http://bebe.abril.com.br

2 comentários:

  1. Bruna!!!!! Adorei saber q os bebes ja sentem qdo tocamos na barriga.. q fofo!!!! Angel

    ResponderExcluir
  2. Você tb segue o babycenter... eu fico esperando chegar o dia de completar mais uma semana pra abrir o e-mail deles, rs....

    ResponderExcluir