segunda-feira, 9 de julho de 2012

Picos e saltos



Quem está de fora, vê o neném bonitinho, crescendo que nem abobrinha, um dia tem um resmungo novo, outro dia um movimento inédito, mama, dorme, enche a fralda... daí solta a pérola: “mas essa vida de bebê é uma moleza!”. Tenho vontade de dar uma voadora em quem fala isso. Mas mamãe me deu educação, então me contenho, tá?! O fato é que crescer dá trabalho. Em algumas fases da vida até dói.

Para variar, antes da gestação nunca tinha ouvido falar de saltos de desenvolvimento e picos de crescimento.  Foi uma informação que ajudou bastante a entender porque ele estava meio agitado logo no início. A definição de cada um é:

Saltos de desenvolvimento são aquisições de habilidades funcionais específicas que ocorrem em determinados períodos. O ritmo de desenvolvimento não é constante: há alguns períodos de desenvolvimento acelerado e outros onde há uma desaceleração. Toda vez que seu bebê desenvolve uma nova habilidade, ele fica tão excitado e obcecado com a conquista que a quer praticar o tempo todo, inclusive durante o sono. Em outras palavras, um dos ‘efeitos colaterais’ desse trabalho todo que o cérebro dos bebês está fazendo é que eles não dormem tão bem quanto o fazem em períodos que não estão trabalhando em dominar uma nova habilidade. Eles podem até resistir às rotinas já estabelecidas.”

Pico de crescimento é um fenômeno que ocorre nos bebês e, no qual, estes solicitam mais mamadas do que de costume. Estas necessidades geralmente duram de poucos dias a uma semana, seguido de um retorno ao padrão menor de mamadas. A mãe costuma sentir como se não desse conta de produzir leite em quantidade suficiente para o bebê.”

Daí que essas fases acabam coincidindo e a última foi na 12ª semana. O Pedro sente bastante cada pico, desde o comecinho. Nesse último, duvidava um pouco que poderia afetar as mamadas, mas o menino que mamava um peito só antes de dormir, passou a mamar os dois e se tivesse um terceiro, ia também! Como boa mãe desesperada, cheguei a duvidar da quantidade de leite, o que não procedeu, porque o coitado leva alguns esguichos na carinha de vez em quando. E o sono? Desandou tudo. O padrão que era de 6h, 3h, 3h, passou a 3h, 1h, 1h. Além de ter dias que precisou ser colocado três vezes no berço até dormir direito e de vez em quando dava umas choradas, parecia estar acordado, mas estava dormindo. Judiou da mãe! Mas estamos voltando ao normal, graças a Deus!

As informações são daqui: http://guiadobebe.uol.com.br/fases-de-crescimento-e-desenvolvimento-que-modificam-o-sono-do-bebe-e-da-crianca/ e sugiro fortemente a leitura de todo o artigo, que é bem interessante =)

Um comentário:

  1. Cada semana temos um bebê novo e ainda vai demorar até que a gente conheça bem nosso filho. Foram as sábias palavras da minha avó a respeito das mudanças dos bebês. Pena que não havia conversado com ela antes das alterações do Migs, rs.

    ResponderExcluir