segunda-feira, 21 de maio de 2012

Aprender a dormir


Mais uma foto torta... Olha que coisa mais fofa dormindinho neste momento!

As noites vão bem, no entanto, os dias estão dando trabalho, ou não! Fato é que o pequeno, desde a terceira semana, mais ou menos, passou a dormir cada vez menos durante o dia. No começo, ficava bonzinho, só exigia atenção full time e muita criatividade da mãe. Mas, com o tempo, o dia ia passando e ele ficava cada vez mais irritado, cansado mesmo.

Ao contrário do que ouvimos de muita gente, o neném não dormir de dia não garante bom sono à noite. Não é uma questão de "acumular sono". Ele tem necessidade de dormir à noite e fazer sonecas reparadoras diurnas de pelo menos uma hora cada. E ao contrário, quanto mais dormir de dia, melhor dorme à noite!

E pega o neném, faz carinho, dá mamá, acalenta com musiquinha, deixa quarto claro, deixa quarto escuro e nada! O pai até tinha mais sucesso. Engraçado isso! No meu colo ele ficava no maior espeto, mas era passar para o Marcus e ficava calminho. A anatomia? O cheiro de leite? Sei lá!

Brincadeira o ser humano ter que aprender a dormir também, né!? Não bastasse aprender a falar, a andar... dormir! Parece uma coisa tão básica!!!

Daí que entrei em contato com o pessoal da comunidade Soluções para noites sem choro e sugeriram as técnicas de extero-gestação. Já tinha tentado, mas o sucesso ainda estava longe. O que pegava até então era o fato de o Pedro não gostar de ser enrolado tipo charutinho. Os espasmos de braços e perninhas tinham quase parado, mas daí voltaram e com isso acabava acordando beeeem mais fácil. Mas as notícias são boas!

Neste momento já faz quase duas horas que ele está dormindo. Nesse meio tempo, já terminei o almoço, comemos, lavei louça, coloquei as roupinhas dele no varal, escovei os dentes e fui olhar se ainda está respirando umas mil vezes. E está, viu?!

Ainda não dá para cantar vitória, porque cada dia é um desafio e uma vitória, mas a mamãe aqui está muito feliz!

A aplicação da técnica foi assim: primeiro troquei a fralda, porque dormir cagado ninguém merece! Daí mamou. Coloquei para arrotar. Estava meio mole, mas bem acordado. Não quis arrotar. Sob protestos, enrolei-o no lençol do berço (todas as nossas mantas são pequenas para isso) e quando terminei de enrolar, ficou quietinho. Sentei na cadeira de balanço, apoiei ele de ladinho nas minhas pernas e fiquei fazendo shhhhhh no ouvido. No começo estava só quietinho. Deu uns cinco minutos e as piscadas ficaram mais longas. Me empolguei! Mais uns dez minutos, só para garantir e foi para o carrinho, deitado de ladinho. Ao fundo, desde quando estava mamando, coloquei para tocar um arquivo de áudio com o barulho que ele ouvia dentro do útero. Segundo o Marcus, parece uma serraria. Parece mesmo. Mas é importante ter um som estático ao fundo, numa altura coerente, porque o lugar que ele estava até um tempo atrás não era quieto e assim ele fica concentrado na quase serraria e corre menos risco de acordar com outros barulhos externos, como nossas cachorras loucas que latem muito para cada um que passa na rua.

Estou quase terminando o post e está durando. Ótimo! Vou passar a enrola-lo para dormir à noite também, quem sabe os intervalos entre as mamadas ficam maiores e mamãe consegue dormir mais? =D

Gente, por favor, caprichem na torcida para conseguirmos pelo menos duas sonecas diurnas todos os dias!!

4 comentários:

  1. Estava com saudades dos posts!
    E estou na torcida!
    =D

    ResponderExcluir
  2. Eu também estava com saudades dos posts!!!
    Estamos na torcida para mais dormidas diurnas e mais posts rsrsrs
    :)
    Pri

    ResponderExcluir
  3. Eu vi essas técnicas dos 5S de um pediatra no Youtube, assisti a todos os vídeos e começamos a praticar também. É estranho pra quem vê a gente fazendo, parece que já judiando do pobre bichinho, mas eles gostam e se sentem seguros. E a gente agradece!

    ResponderExcluir
  4. Oi Bruna!
    Aqui em casa as técnicas da extero-gestação foram infalíveis. E ainda hoje (Pedro já está quase com 7 meses) ele fica calminho, calminho com um shhhhh.
    Às vezes, nas primeiras semanas, quando eu estava exausta, colocava o notebook na porta do quarto dele, com vídeos de som de chuva ligados. No youtube tem um monte. E uma amiga ligava o secador de cabelos pro filho dela e era soninho na certa.
    Boa sorte com seu Pedro, que está mesmo muito fofo!

    ResponderExcluir